Ivan dos Santos – Jornalista

Os principais jornais do País têm revelado que o presidente Lula anda preocupado com a queda de popularidade dele e com as manifestações de reprovação do governo dele.
O governo de Lula, na realidade, não vai mal, mas o povão não sente porque os preços dos alimentos estão muito altos. Hoje um saquinho de cinco quilos de arroz custa R$ 40 reais. Quem quiser comprar arroz de primeira vai ter que desembolsar mais de R$ pra comprar um quilo. Não dá para explicar para as pessoas do povo que a safra de arroz foi ruim, que a escassez do produto no mercado causou a alta dos preços. As pessoas culpam o governo pelo preço do arroz, do feijão, da carne, de todos os alimentos. Isto é porque os salários ainda estão muito baixos e o poder de compra dos pobres é pequeno.
Na realidade, os dados da economia no Governo de Lula são melhores do que no governo passado. O desemprego, que chegou acime de 12% caiu e está abaixo de 12%. A taxa oficial de juros que chegou a 14,15 no governo passado, baixou e está hoje em 10,75 e a tendência já prevista pelo Banco Central é baixar mais. São dados positivos, mas o povão não sente isto. Sente é os preços da comida na hora de ir ao supermercado.
Os políticos precisam entender que o povão não sabe o que é democracia. Recentemente o PT promoveu reuniões em todo o Brasil para defender a democracia e o resultado foi um fiasco monumental. O povão não foi e o PT ficou decepcionado. O povão espera por preços mais baixos do arroz e do feijão. Isto fala mais alto do que a defesa da democracia,
O presidente Lula parece inconformado com a queda da popularidade dele. Bobagem. O povão não tem partido. O povão espera é por ações do governo que melhore as condições de vida dos pobres, não importa o nome do governante.