Abertura de envelopes com propostas aconteceu na tarde desta quinta-feira (25) e nove empresas participaram

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

A Prefeitura de Uberlândia recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), na Sala de Licitações da Diretoria de Compras, documentos de habilitação e proposta financeira de nove empresas interessadas em adquirir lotes do Polo Tecnológico Sul. A abertura dos envelopes apresentados pelos proponentes deu início ao novo processo licitatório, que disponibilizou para alienação 21 terrenos para instalação de empreendimentos de base tecnológica e atividades de suporte, como alimentação, educação, saúde, entre outros.

Todas as empresas foram habilitadas. Agora o processo segue pelos próximos dias para apuração dos lances e cumprimento de prazos para eventuais recursos até a homologação. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município e no Portal da Prefeitura. (Clique aqui e saiba mais sobre o edital)

Os 21 lotes disponíveis para alienação à iniciativa privada estão divididos em duas modalidades, sendo 19 voltados para instalação de empresas de base tecnológica, para os quais o município concederá subsídio de 40%. Os outros dois lotes são destinados a uso misto, tanto para empresas de base tecnológica quanto para atividades de suporte, com subsídio de 20% fornecido pela administração municipal. Ambos os incentivos incidem sobre o valor de avaliação de cada terreno. As dimensões dos terrenos variam de 600,4 m² até 1.975,8 m².

Localizado na rua da Carioca, 3.000, bairro Gávea, o Polo Tecnológico Sul foi idealizado pela gestão do prefeito Odelmo Leão e formalizado junto ao programa “Inova Uberlândia”, cuja lei de apoio às empresas de base tecnológica foi sancionada em 2017. Conduzido pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, o condomínio fechado tem 152.845 metros quadrados (m²) com 32 lotes ao todo, dos quais sete já foram vendidos por meio de processos anteriores e os projetos de construção estão em fase de aprovação pela Prefeitura.

Os investidores encontram no espaço, por exemplo, vias asfaltadas, calçadas, estacionamentos, ciclovia, sistema de drenagem pluvial, depósito de resíduos, guarita e uma área de recreação de 26,7 mil m² (com teatro de arena, mirante, paisagismo, entre outros). O Polo Tecnológico também conta com sistema de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica, com postes de lâmpadas de LED e de energia solar, além de transformadores com capacidade para abastecer o equivalente ao consumo de 100 residências de tamanho médio. Na parte de saneamento, há, ainda, uma estação elevatória de esgoto, poços de visita (PVs) e 1,8 mil metros de rede de água.

Conforme o edital da atual concorrência pública, cada candidato pode adquirir até três lotes. O critério para a compra do imóvel foi o de maior oferta e, para participar do processo licitatório, foi preciso apresentar uma caução equivalente a 5% do valor mínimo definido em edital para a área de interesse. O Município concederá aos compradores isenção sobre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e de (IPTU) por dez anos, mediante cumprimento de contrapartidas sociais presentes na lei do Inova Uberlândia.