por uberlandiahoje | jun 15, 2026 | Política Nova |
Tania Tavares – Professora – SP
O artigo “História, memória….e FHC” ,do ex-ministro da fazenda Pedro S. Malan (A4;14/06) em homenagem aos 95 anos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) é uma aula de como estar preparado, ter objetivos concretos e acabar com a superinflação (Plano Real). FHC se propôs a vários desafios e cumpriu ” 1) O Brasil só consolidará sua democracia e reafirmará sua unidade como nação soberana se superar as carências agudas e os desequilíbrios sociais que infernizam a população;…..Merece ser lido e repassado para que lembremos que tivemos um Estadista governando o Brasil!
por uberlandiahoje | jun 5, 2026 | Política Nova |
Ana Maria Coelho Carvalho – Bióloga
Esse Moisés não é o profeta da Bíblia, que nasceu no Egito, foi colocado em um cestinho no rio Nilo e adotado pela filha do faraó. Esse Moisés é o meu neto número 11 que nasceu em novembro/2012, em Serra Grande, perto de Ilhéus, o terceiro rebento da minha filha.
Ele veio ao mundo de parto natural (natural demais), assistido apenas por uma parteira de origem indígena e pelo meu genro. A filha, que não tem medo das dores, depois de dez horas de contrações e nenhuma anestesia, deu a luz de cócoras e realizou o sonho de ter um bebê quase sozinha. Aliás, parece que na Bahia isso é muito normal. O motorista de táxi, que me conduziu até a praia de Algodões, contou-me que já nasceram duas crianças dentro do seu táxi, no caminho entre Itacaré e Ilhéus. Ele fez o parto tão direitinho que a família o chamou para padrinho. Também a Elizabeth, mãe do meu genro e que tem nome de rainha, teve onze filhos, sozinha e Deus.
Mas, voltando ao Moisés, parecia que tudo estava bem. Ele era forte, chorou ao nascer, era moreninho e a cara do pai. Apenas não tinha tanta vontade de mamar e no primeiro dia de vida já estava um pouco amarelinho. No segundo dia, assim que o conheci, a filha e eu o levamos a uma pediatra em um hospital em Ilhéus. A médica o diagnosticou com icterícia do recém nascido que ocorre antes das 24h de vida, por incompatibilidade do sistema ABO (mãe tipo sanguíneo O e Moisés tipo B) e indicou imediata internação hospitalar. Feito o exame de sangue, verificou-se que a taxa de bilirrubina dele estava em 27 mg/100ml , quando o normal seria em torno de 1 a 5. Muito perigoso, pois a bilirrubina pode se impregnar no cérebro, causando surdez, paralisia cerebral, retardo mental e mesmo a morte. E não é possível saber a que momento do processo isso vai acontecer. Ele estava no limite para fazer a exsanguineotransfusão, ou seja, trocar todo o sangue, um procedimento arriscado. Se tivesse nascido no hospital, poderia ter sido socorrido mais cedo. Em Ilhéus não havia como, teríamos que ir às pressas para algum hospital em Salvador. Tentou-se então a fototerapia intensiva, mas com aparelhos precários, mesmo sendo o melhor hospital de Ilhéus. Assim, a Ilhéus que vivenciei não foi aquela do Jorge Amado, da Gabriela que tinha o cheiro do cravo e a cor de canela. Passamos lá, a filha e eu, muita aflição, muita dor e muita angústia. Depois de quatro dias de fototerapia, o bebê teve alta com bilirrubina ainda de 20 (ou seja, não poderia ter saído do hospital). Enfrentamos uma estrada de chão horrível, o Moisés com seis dias e a mãe cheia de pontos, dirigindo. Fomos para casa e ficamos um dia apenas, pois o bebê não estava bem. Depois de contatos com outros médicos, levamos o Moisés para Salvador, mais sete horas de viagem, a mãe dirigindo. Mais angústia, sofrimento, internação hospitalar (a bilirrubina estava a 21,7) e fototerapia intensiva, porém desta vez com aparelhos apropriados. No terceiro dia, felizmente o Moisés teve alta, mas continuou amarelinho por um bom tempo.
Aos dois meses, com olhos espertos cor de jabuticaba e dobrinhas de gordura nas pernas e braços, ele sorriu seu primeiro e lindo sorriso, que a tudo iluminou (seu nome significa “aquele que dá a luz”). Sei que ele não realizará grandes feitos como seu xará, o da Bíblia, aquele Moisés que liderou os hebreus para fugir da escravidão, abriu uma passagem no Mar Vermelho e recebeu os 10 mandamentos. Mas, mesmo quando tão pequenino, o meu Moisés venceu uma grande batalha. Hoje está com 13 anos, bonitão, forte e saudável. Que Deus o ilumine sempre e o proteja.
por uberlandiahoje | maio 25, 2026 | Política Nova |
Tania Tavares Professora – SP
Estou pasma com os títulos das matérias do Estadão de hoje 22/05/26: 1) “Abuso de poder econômico é legalizado”: com apoio informal do governo, o Congresso avaliza o uso descarado da máquina pública em troca de votos.”(pag.A3/22/05). 2) Na mesma página “Punir o mensageiro não basta” : PF contra perito que vazou a ligação de Moraes e esposa com Vorcaro. Já na( pag A6/22/05) a desfaçatez é total “Congresso libera emenda para dar cesta básica, trator e dinheiro durante a ELEIÇÃO”!!! POLÍTICOS, avacalhou fecha!!!
por Ivan Santos | maio 21, 2026 | Política Nova |
Lances podem ser feitos até 2/7; imóveis estão localizados em Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis, Montes Claros, Patos de Minas e também no estado do Rio de Janeiro
GOV. MG
A Minas Gerais Participações S.A. (MGI), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), publicou, nesta quarta-feira (20/5), o edital de leilão público destinado à venda de 20 imóveis do Estado com valor total de R$ 24,2 milhões.
O certame inclui terrenos, lotes urbanos, salas comerciais, imóveis residenciais e um prédio de grande porte. Os valores iniciais variam entre R$ 16 mil e R$ 11 milhões, com oportunidades tanto para investidores quanto para cidadãos interessados na aquisição de imóveis.
Para participar do processo licitatório, os interessados deverão realizar cadastro no site de leilões da MGI, como pessoa física ou jurídica. Os lances estão disponíveis para o público até o dia 2/7.
Segundo o diretor-presidente da MGI, Gustavo Nogueira, a iniciativa integra a estratégia estadual de aprimoramento da gestão do patrimônio público.
“A realização do leilão permite dar destinação a imóveis que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que cria oportunidades de investimento e gera recursos que podem ser revertidos em políticas públicas”, afirma.
Destaques no certame
Os imóveis estão localizados em Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Lagoa da Prata, Manhuaçu, Divinópolis, Montes Claros, Ubá e Patos de Minas. Na capital mineira, há uma sala comercial com potencial para a implementação de atividades comerciais.
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o destaque vai para um prédio com mais de 3 mil m², localizado em área central que pode atender empreendimentos.
Já em Divinópolis, há um terreno desocupado de 3.660 m², que tem como atrativo a localização próxima ao Aeroporto Brigadeiro Cabral, facilitando o acesso aéreo para a região.
Gestão estratégica de imóveis gera receitas no estado
Desde 2024, a Sede-MG é responsável pela identificação, administração e execução da política de alienação onerosa de imóveis de propriedade do Estado de Minas Gerais.
Essa é uma medida estratégica para aprimorar a gestão dos recursos públicos, já que reduz os custos com manutenção e possíveis encargos judiciais, ao mesmo tempo em que viabiliza a destinação de recursos para as principais políticas públicas do estado.
“O Governo de Minas atua para dar uma destinação eficiente aos ativos que não possuem mais utilidade pública. A partir de análises criteriosas, conseguimos estruturar leilões com segurança e atratividade para o mercado”, destaca o diretor de Alienação e Destinação de Imóveis da Sede-MG, Wesley da Silva Lourenço
Entre 2024 e 2025, a Sede-MG coordenou a alienação onerosa de mais de 80 imóveis sem utilidade para o Estado, viabilizando a arrecadação de aproximadamente R$ 20 milhões em receitas para os cofres públicos.
Sobre a MGI
A MGI é uma empresa estatal do Estado de Minas Gerais que conta com uma equipe especializada para fornecer todas as informações necessárias durante as etapas de aquisição.
Em caso de dúvidas sobre os editais, os usuários podem entrar em contato por meio do e-mail: vendas@mgipar.com.br ou pelos telefones: (31) 3965-2611 e (31) 97320-0480.
por uberlandiahoje | maio 14, 2026 | Política Nova |
Tania Tavares – Professora – SP
Deputados do PT: Boulos e outros estão comemorando a ligação de Flávio com Vorcaro, mas são incapazes ou coniventes em não pedirem o impeachment de ministros do STF que aceitaram defender Vorcaro por milhões e outros que fizeram negócios de spa com ele e defendem o governo Lula. Nos poupem! *
por Ivan Santos | maio 12, 2026 | Política Nova |
Ivan Santos, jornalista
Adelino Júnior, que cobre o movimento político local, informou que o presidente Lula poderá vir a Uberlândia para inaugurar o SAMU .
O SAMU é o Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência. Para explicar melhor e é um serviço brasileiro de atendimento pré-hospitalar gratuito, disponível 24 horas, acionado pelo número 192 para emergências médicas. Ele foca no socorro rápido, prestando orientações e enviando ambulâncias a residências, locais de trabalho e vias públicas para salvar vidas.
Simples, a explicação. O SAMU vai contar com ambulâncias em todos os municípios da região de influência de Uberlândia. Esta é uma velha reivindicação do PT e do ex-prefeito e deputado federal Gilmar Machado que se prepara para pedir votos para retornar a Brasília como deputado federal nas eleições deste ano. Então, a visita de Lula a Uberlândia, neste ano eleitoral, terá importância política relevante para Gilmar Machado (PT). O prefeito Paulo Sérgio, do PP, já manifestou que apoia a iniciativa. Apoia o SAMU. É politicagem explícita no ano eleitoral.
Como vai funcionar o SAMU? Dou aqui apenas um exemplo: uma pessoa doente, em Tupaciguara, não vai pegar uma ambulância do SAMU para ser atendida em Monte Alegre ou Ituiutaba. Certamente pedirá que o SAMU a transporte para Uberlândia, Será da mesma forma em todos os municípios localizados na região de Influência de Uberlândia.
O Hospital de referência para tratamento pelo SUS em Uberlândia é o Hospital da UFU. Com o eventual aumento da demanda causada pelas movimentações LUAdo SAMU, O Hospital da UFU poderá ter superlotação. O outro hospital público é o Municipal. Como este hospital recebe recursos do SUS terá que atender os pacientes que chegarem pelo SAMU e também poderá ficar superlotado. Esta especulação é apenas uma hipótese que poderá ocorrer ou não, mas deixa um campo para profundas reflexões. O SAMU que muitos esperam como utilidade pública relevante, poderá ser um tiro no pe.