Ivan dos Santos- Jornalista

O governo do presidente Lula, na realidade, vai bem na economia, o desempregou caiu bastante, mas o líder petista despenca na avaliação pública porque a massa popular não percebe melhoras. Algumas pessoas ficaram preocupadas com a queda nas ações da Petrobrás na Bolsa. Esse movimento nada afeta o padrão de vida das pessoas. É um momento negativo para os investidores, mas não para os consumidores. Trata-se de um jogo de Bolsa de Valores. A empresa não distribuiu todo o lucro para os acionistas como vinha fazendo nos últimos dias e pode investir na reforma de refinarias obsoletas.
O governo enfrenta um problema: a pauta econômica pretendida está parada no Congresso. Os deputados querem a liberação de dinheiro de emendas para gastar no ano eleitoral. O governo usa o dinheiro em outros programas como saúde e educação. Se o presidente não liberar dinheiro para os deputados a pauta da economia vai ficar parada no Legislativo. Neste particular deputados bolsonaristas e de base do governo são iguais. Todos querem dinheiro grosso para votarem a pauta da economia. O povão, que não acompanha política, fica sem saber o que realmente está a acontecer.
Mesmo depois de controlar os preços da cesta-básica e diminuir o índice do desemprego, a popularidade do presidente da República cai. Na semana passada três pesquisas apontaram uma significativa queda na popularidade do governo. O Instituto IPEC mostrou que o número das pessoas que consideram o governo de Lula ótimo e bom caiu 5 pontos percentuais. É uma queda expressiva. Em dezembro 38% das pessoas consideraram o governo ótimo. Em março apenas 35% aprovavam. 30% dos entrevistados disseram que o atual governo é péssimo.
Neste momento Lula não navega em céu de brigadeiro.