“Brasil 200 anos: projetos de Independência” é promovido pelo Instituto de História, em parceria com outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU e com o “Portal do Bicentenário”

Aascom/UFU

No dia 26 de agosto será realizada mais uma etapa do ciclo de palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”, evento realizado pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU), em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU.
Na segunda palestra da série, o tema “Comemorar o Bicentenário: memórias de esquecimentos da/na Educação” vai ser abordado por três pesquisadores: Luciano Mendes Farias Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Wenceslau Gonçalves Neto, da UFU. A atividade será mediada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU e docente da Faculdade de Educação (Faced/UFU), Carlos Henrique de Carvalho.
O evento será realizado na Sala de Reuniões dos Conselhos do Bloco 3P (campus Santa Mônica), às 19h. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até a data da atividade. Serão emitidos certificados.
Conforme explica Maria Andréa Angelotti Carmo, coordenadora do ciclo de palestras e diretora do Inhis, a palestra é uma possibilidade de pensar e compreender os 200 anos de Brasil independente por meio da educação e do processo de escolarização. “Possibilidade essa que tem sido desconsiderada em muitos movimentos de reflexão sobre o Bicentenário, mas que também tem sido objeto de investigação e de publicações por grupos de pesquisa, principalmente de História da Educação”, complementa a docente.
A palestra também será a aula inaugural do semestre letivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, oferecido em Rede Nacional e liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso é voltado à formação continuada de professores de História.
“Esta mesa oportuniza discutirmos as questões da educação e escolarização ao longo desses 200 anos de Brasil em uma perspectiva de (re)conhecer os diferentes projetos instituídos e os vários sujeitos desse processo. Como aula inaugural do ProfHistória, nos traz uma perspectiva e diálogo mais direto com a História da Educação a ser conhecida e debatida entre e pelos professores da educação básica”, afirma Carmo.
As palestras do “Brasil 200 anos: projetos de Independência” estão sendo realizadas desde julho e vão até dezembro de 2022, com mesas temáticas com a participação de professores convidados de diversas instituições e áreas do conhecimento.
As próximas atividades estão previstas para os dias 26 de agosto, 26 de setembro, 6 e 18 de outubro, 17 e 23 de novembro e 12 de dezembro. Também está programado, para maio de 2023, o lançamento de um livro sobre o ciclo de palestras.

Sobre os palestrantes:
Luciano Mendes Farias Filho (UFMG/Portal do Bicentenário) é Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG e participa da coordenação do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 e do Portal do Bicentenário, iniciativas desenvolvidas em rede por várias instituições universitárias brasileiras.
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (UFPE/Portal do Bicentenário) é professora do Centro de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da UFPE, onde também é editora da Revista Tópicos Educacionais; coordenadora da Setorial de Extensão do Centro de Educação e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica.
Wenceslau Gonçalves Neto (UFU) é Professor Titular aposentado do Instituto de História da UFU. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (Nephe/UFU). É professor dos programas de pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade de Uberaba (Uniube) e da UFU.