Ação é intensificada no período chuvoso para moradores da área urbana e rural; kits de mudas também foram montados pela Prefeitura para facilitar a doação

Fotos: Cleiton Borges / Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Intensificar a arborização de forma inteligente e planejada traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, registrou, desde o começo do ano até o esta quarta-feira (24), 54.976 mil mudas doadas para moradores das zonas urbana e rural da cidade. Apenas para a zona urbana, foram doadas 27.588 mudas de pequeno e médio porte. Já para a zona rural, foram 27.388 mudas de espécies nativas.

No período chuvoso, a Prefeitura, que já promove a produção de diversas mudas durante todo o ano e em larga escala no Horto Municipal, intensificou o incentivo do plantio das espécies nativas e propícias em Uberlândia, através de doações de kits de mudas que passaram a ser distribuídas em outubro (confira aqui).

Para o secretário responsável pela pasta, João Junior, o resultado é sinônimo de orgulho. “O número é expressivo e fruto de um trabalho sério e responsável que estamos realizando no nosso Horto Municipal. Uberlândia, que já é considerada uma das 100 cidades mais verdes do mundo no ranking internacional, mantém o caminho da preservação. E seguiremos firmes para que a área verde aumente e seja bem cuidada”, ressaltou o responsável da pasta.

Para o plantio em calçadas, no perímetro urbano, estão disponíveis diversas espécies de pequeno e médio porte como Ipê Mirim, cróton, hibisco, resedá, quaresmeira, oiti, chorão e algumas espécies frutíferas como amora, goiaba, pitanga, acerola, dentre outras. Para a zona rural, o Horto dispõe de árvores nativas como ipês roxo, branco, rosa, amarelo, jatobá, mogno e outras espécies.

Retirada de Mudas

Para a retirada de mudas para a zona urbana é necessário se dirigir ao Horto Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, levando documento pessoal com foto e o comprovante de residência. No momento da retirada da muda, o interessado receberá as orientações de plantio, tais como espaçamento, proximidade da esquina, esclarecimentos sobre o plantio de árvores próximo à rede de energia, informações sobre espécies de árvores para plantio em quintais, de acordo com o tamanho do espaço, dentre outros esclarecimentos.

Para a retirada de mudas para plantio em zona rural, é imprescindível que o interessado entre em contato com o Horto Municipal, pelo telefone (34) 3213-6676, agendando a data de retirada e o horário. É necessário a apresentação de documento pessoal com foto e documento da propriedade rural situada em Uberlândia (como escritura, certidão ou contrato de compra e venda).

Benefícios da arborização

A arborização é essencial para uma cidade viva evitando erosões, deslizamentos de terra, é responsável também pelo equilíbrio climático, sombreamento, aumento da umidade relativa do ar, ameniza a poluição atmosférica, além de trazer a recuperação de áreas degradadas, protegendo o solo, a fauna, promovendo assim, o enriquecimento florestal e de nascentes.

Retire sua muda!
Onde: Horto Municipal – Avenida Benjamim Magalhães, s/nº, no bairro Tibery.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Telefone: (34) 3213-6676