Ivan Santos – Jornalista

Nesta semana o presidente Capitão Mito Bolsonaro anunciou um Pacote de Bondade denominado Renda Brasil para distribuir R$ 400 por mês a 17 milhões de Família até dezembro de 2022, depois das eleições de outubro vindouro. O Renda Brasil é o novo nome do Bolsa Família lançado pelo PT que serviu para caçar votos para reeleger Dilma Rousseff. Na ocasião o Bolsa Família foi considerado pelos liberais como “Programa caça Votos”.
O objetivo do Presidente é turbinar o Programa Bolsa Família com o nome de Auxílio Brasil e assim conquistar maior popularidade entre os eleitores pobres para se reeleger na eleição presidencial no ano que vem. Para os operadores do mercado financeiro esta iniciativa vai prejudicar as contas públicas.
Para viabilizar as bondades anunciadas pelo presidente da República, a equipe econômica chefiada pelo ministro liberal Paulo Guedes informou que será preciso mexer no teto de gastos, providência que mexeu com os mercados e provocou a demissão de dois secretários e dos subsecretários do Ministério da Economia e a Bolsa de Valores encerrou o pregão de ontem com uma queda de 2,75%.
Para analistas do mercado se o governo furar o teto de gastos em vigor no Brasil, a inflação poderá subir mais rapidamente acompanhada pelos juros porque o governo poderá emitir mais títulos da dívida pública e arruinar mais as contas públicas. A desconfiança no governo cresce, aparece no mercado e paralisa os investidores.