Ivan Santos – Jornalista

Esta semana pode apresentar o capítulo final da novela André Mendonça, o Terrivelmente Evangélico virtual ministro do Supremo Tribunal Federal.
O advogado André Mendonça, pastor presbiteriano, foi ministro da Justiça e estava na Advocacia Geral do Estado, cargos de confiança do governo do Capitão Mito Bolsonaro. O presidente prometeu aos evangélicos nomear um “terrivelmente evangélico” para o STF e indicou André Mendonça.
O nome do advogado-pastor foi indicado pelo Capitão ao Senado para ser sabatinado há quase dois meses. O nome está “congelado” na Comissão de Constituição e Justiça comandada pelo ex-presidente da Câmara Alta da República, senador David Alcolumbre. Este senador foi eleito presidente do Senado com apoio do Governo. No exercício da presidência sempre atuoue em sintonia com o Palácio do Planalto.
A pergunta que não quer calar não tem resposta: por que Alcolumbre segura o nome de André Mendonça? Há várias especulações, e entre tantas destaca-se uma pergunta: Quem no Palácio do Planalto tem interesse em fritar André Mendonça?
No campo das especulações políticas muita gente diz que alguns políticos evangélicos são fiéis, além de Deus, só a quem tem poder temporal. Se o poder mudar de cadeira… Então brota outra pergunta: Com quem ficaria André Mendonça no STF se a temperatura mudar bruscamente? Ninguém sabe. Esta pode ser a grande questão.