UFU preparou 419 salas em 22 prédios de sete cidades para receber, nos próximos sábado e domingo, os 10.780 candidatos que concorrem às 60 vagas para o curso mais disputado do Vestibular 2021/2

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU), por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), aplica, nos próximos sábado e domingo, dias 28 e 29 de agosto, as últimas provas do Vestibular 2021/2. Farão os exames os 10.780 candidatos que se inscreveram para concorrer às 60 vagas oferecidos pela UFU no curso de Medicina – ministrado no Campus Umuarama, em Uberlândia. Os candidatos farão os exames nas quatro cidades mineiras em que a universidade está instalada – Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia – e também na capital. Belo Horizonte, em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). No total, serão utilizadas 419 salas, distribuídas por 22 prédios.

Ascom/UFU

Devido às orientações para prevenção à covid-19, tanto os candidatos quanto todos os colaboradores deverão utilizar máscaras de proteção individual durante todo o tempo em que estiverem nas dependências dos locais de aplicação das provas e respeitar a distância segura de 1,5 metro a 2 metros. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h15 e fechados às 13h, quando terão início os exames.

No sábado, dia 28, os candidatos realizarão as provas objetivas, contendo 8 questões objetivas de cada uma das 11 disciplinas gerais – Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Já no domingo, 29, terão pela frente duas questões discursivas de cada disciplina, somando 22, mais a prova de Redação. O prazo máximo para realização das provas será de 5h30 em ambos os dias, sendo que os candidatos poderão finalizá-las apenas a partir das 16h, terminado o período de sigilo do certame.
Conforme já é tradicional, Medicina também foi o curso mais procurado neste processo seletivo. Entre as 47 opções de graduação oferecidas pela UFU, esta foi responsável por cerca de 54% das inscrições. A modalidade “Ampla Concorrência”, para a qual é destinada metade das vagas, registrou a maior concorrência, com 7.884 inscritos – 262,8 candidatos por vaga. Dentre as modalidades de cotas, as mais procuradas foram, respectivamente, “L5 – E” (256,2 candidatos/vaga), e “L1 – RE” (151,2 candidatos/vaga).
De acordo com o edital, a modalidade “L5 – E” é destinada a candidatos que, “independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012)”. Já a “L1 – RE” contempla candidatos “com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012)”. Confira, no quadro abaixo, as concorrências do curso de Medicina no Vestibular 2021/2.