Participantes puderam presenciar a aplicação do remineralizador no plantio de couve e alface

Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Dando continuidade à programação da Semana do Produtor Rural, a Prefeitura de Uberlândia realizou, na manhã desta quarta-feira (7), um Dia de Campo focado na utilização do pó de basalto. Durante a atividade, que contou com a participação de agricultores da região, foi iniciado o teste de aplicação do remineralizador nas culturas de couve e alface no sítio Mangabeira. Atividades da semana seguem até sexta-feira (9).

“Aproveitamos esta programação para dar continuidade aos experimentos com o pó de basalto nas principais culturas da nossa região, como o milho e a manga, e hoje iniciando os testes com a alface e a couve. A partir destes estudos, conseguiremos coletar as recomendações para que este remineralizador seja aplicado da forma correta e traga os benefícios desejados para a produção”, disse a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.
Proprietária do sítio Mangabeira, Cristina Anuska destacou o acompanhamento dos técnicos da prefeitura no desenvolvimento do plantio. “A prefeitura já havia nos auxiliado na aplicação do basalto no plantio de algumas frutas, como a banana, por exemplo. Notamos um bom resultado já neste trabalho e esperamos obter esses mesmos benefícios com o plantio da couve a alface, iniciando hoje essa nova experiência”, disse ela.

Aprimorando a prática

A programação foi desenvolvida em parceria com a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), o Sindicato Rural de Uberlândia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

No decorrer da semana, há palestras (algumas presenciais, outras on-line) em torno dos temas: sistema agroflorestal, oportunidades e desafios para o agronegócio, melhoria genética na bovinocultura e turismo rural. Nas duas datas definidas como Dia de Campo, as atividades envolvem aplicação de pó de basalto em hortaliças, poda de goiabeira e capacitação sobre pscicultura em associação com a aquaponia