Obra irá garantir melhor escoamento da água e evitará transtornos em períodos chuvosos
Foto: Araípedes Luz / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU
Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Uberlândia finalizou a etapa de concretagem do dissipador de água pluvial da Avenida Getúlio Vargas. Foram necessários três caminhões de concreto para conclusão do trabalho. Por meio desta obra, durante os períodos de chuvas haverá um melhor escoamento das águas pluviais, evitando transtornos para moradores, comerciantes da região e motoristas. As melhorias acontecem por determinação do prefeito Odelmo Leão e graças aos recursos remanescentes do programa Uberlândia Integrada I.
O dissipador consiste em uma estrutura armada, responsável por amenizar o impacto da água recebida durante as chuvas pela tubulação da avenida Getúlio Vargas antes de desaguar no rio Uberabinha, evitando problemas como erosão. O novo dissipador terá 1.500 mm de diâmetro e se juntará ao outro já existente que conta com 800 mm de diâmetro.
A obra
A obra envolvendo a drenagem da Getúlio Vargas teve início em outubro de 2020 e a conclusão está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano. A primeira etapa foi realizada no bairro Jardim das Palmeiras, acima da trincheira Ivo Alves, onde foi instalada uma nova tubulação de 1.200 mm de diâmetro.
A segunda etapa contempla trabalhos na avenida Jacarandá, entre o rio Uberabinha e o trevo do Belvedere, que recebeu a nova tubulação de 1.500 mm, caixas de passagem e dissipador. A terceira etapa, que já foi iniciada, consiste na instalação da nova tubulação de drenagem na avenida Getúlio Vargas, entre o trevo Belvedere, localizado no bairro Jaraguá, e a Trincheira Ivo Alves. Ao todo, serão colocadas tubulações de 1.200 mm e 1.500 mm, que serão somadas a 800 mm de tubulação já existente.
A obra é supervisionada pela Secretaria Municipal de Obras e executada pela Dreste Construtora LTDA, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil.
Uberlândia Integrada
Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão, o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o Corredor Estrutural Leste, Terminal Novo Mundo, Terminal Dona Zulmira e Terminal Jardins (obra em execução). Na segunda etapa, são mais de R$ 140 milhões em investimentos em mobilidade em todas as regiões. O programa contempla dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.