Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação aprovou mestrado em Gestão do Agronegócio e doutorado em Matemática

Cursos de pós-graduação terão que ter o aval da Capes. (Foto: Arquivo/Prefeitura Universitária)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu mais um passo para oferecer os cursos de Mestrado Acadêmico em Gestão do Agronegócio e de Doutorado em Matemática.
Na terceira reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep/UFU), realizada nesta quarta-feira (14/04), os conselheiros aprovaram a criação do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio (PPGGAGRO).
Depois de passar por todos os trâmites para implementação, ele será oferecido pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces), sediada no Campus Pontal, em Ituiutaba.
A minuta de resolução foi relatada pela docente Adriane de Andrade Silva, do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag). O documento teve 32 votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções.
O texto será submetido ao Conselho Universitário (Consun/UFU) e, em seguida, a proposta será encaminhada ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para aprovação.
Quando aprovado, o curso de Mestrado Acadêmico em Gestão do Agronegócio será ministrado na área de concentração “Competitividade e gestão no agronegócio”, com duas linhas de pesquisa: “Estratégias, Gestão e Inovação no Agronegócio” e “Mercados, Competitividade e Custos no Agronegócio”.
Com 37 votos favoráveis, também foi aprovada a minuta de resolução para criação e implementação do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A minuta foi relatada pela docente Bellisa de Freitas Barbosa, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM).
Neste programa, será oferecido o curso de Doutorado Acadêmico em Matemática, na Faculdade de Matemática, no Campus Santa Mônica. Ele será constituído por docentes e pesquisadores da UFU, UFMG, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O PPGMM-MG será coordenado pelo Colegiado Geral do Programa, com sede inicialmente na UFMG. Conforme o regulamento do programa, há a possibilidade de troca da instituição coordenadora e de inclusão de outras instituições.
Da mesma forma que o PPGGAGRO, o PPGMM-MG será instalado após a aprovação do Consun e de parecer conclusivo da CTC-ES da Capes. As resoluções ficam disponíveis na página de atas e resoluções dos conselhos superiores da UFU.