BRASÍLIA – O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), assegurou R$ 13,5 milhões para a implementação do sistema digital de comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no Triângulo Mineiro, beneficiando 2,4 milhões de moradores em 71 municípios da região. A modernização da tecnologia irá garantir mais segurança às operações e aos agentes. A quantia foi liberada no dia 7 deste mês pelo governo federal após pedido do senador mineiro à Secretaria de Governo da Presidência da República.

Ascom/Senador Rodrigo Pacheco

Pacheco acolheu a solicitação apresentada no final do mês passado pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. O atual sistema de rede-rádio da força de segurança no Triângulo Mineiro é analógico e não possui criptografia. Essa defasagem, segundo o oficial, resulta em prejuízos para o sucesso de operações e de ações preventivas e ostensivas. A nova tecnologia a ser instalada vai evitar falhas, ruídos e interferências no sistema além de impedir que a frequência dos rádios usados pelos militares seja invadida e copiada por pessoas não autorizadas.

O chefe da corporação destacou no pedido feito ao senador Pacheco, que a demanda havia sido apresentada ao Executivo Federal em 2017. E, apesar de o convênio ter sido celebrado um ano depois com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até maio de 2020 somente R$ 1,7 milhão tinha sido liberado, impossibilitando a finalização do sistema. “Com certeza, a execução desse projeto vai contribuir de maneira significativa para a redução dos índices de criminalidade em Minas Gerais, com reflexos imediatos nas estatísticas do governo federal. Somente no ano passado iniciativas desse tipo reduziram em 32% os crimes violentos e em 13,3% as vítimas de homicídios consumados, em comparação com 2019. O sigilo na comunicação dos policiais é essencial para que as ações sejam exitosas, com mais celeridade e maior eficiência. Os novos equipamentos também vão ajudar na própria segurança dos agentes. É uma demanda antiga que, felizmente, conseguimos atender”, ressaltou Rodrigo Pacheco.