Ivan Santos*

Nada espero da CPI da Covid aprovada ontem no Senado da República. Com a decisão de ampliar o foco das investigações para saber como foi usado o dinheiro repassado pelo Governo Federal para Estados e Municípios, a CPI poderá se transformar em um foco de politicalha. Alguns senadores interessados na eleição majoritária estadual poderão aproveitar para levantar suspeitas sobre governadores só para desgastá-los diante da opinião pública estadual. Poderemos assistir a um festival de acusações falsas para criar desconfiança e desgaste político. Um bom esquema para “emporcalhar” “inimigos do povo” como o governador João Dória, (SP), Eduardo Leite (RS) e os “comunistas”.
Os senadores do Centrão, aliados de Bolsonaro, que serão maioria na Comissão, já se organizam para que a CPI exista somente no papel e para desgastar politicamente os que não apoiam o Mito.
A decisão de transformar a CPI numa investigação de 27 governadores e 5.570 prefeitos que receberam verbas federais é uma mistificação. Verbas Federais repassadas para Estados e Municípios são bem fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União. Onde houver irregularidade, cada caso pode ser levado à Justiça. Se for preciso impedir o governador o processo será pela Assembleia Legislativa, não pelo Congresso. Quem julga politicamente um prefeito é a Câmara Municipal.
A CPI da Covid poderá se transformar em fantasia pra muita gente de fé assistir e se encantar. A pizza já está à beira do forno. Já há até um movimento no Senado que defende as operações da Comissão somente quando os senadores voltarem às sessões presenciais, depois da Pandemia.
Isto é o Brasil brasileiro sem mistura de estrangeiro. O Brasil Nacional.

*Jornalista