Ivan Santos*

Eu gostaria de escrever hoje um texto otimista com informações positivas sobre uma economia aquecida e crescente com abertura de novos empregos e garantia de renda decente. Não é o que nos informam os institutos e agências de avaliações sociais. Segundo o IBGE (órgão do Governo Federal), o número de pessoas empregadas no setor privado com Carteira Assinada que era de 11,9 milhões no fim do ano passado e está hoje em 14,3 milhões.
No âmbito das Finanças, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou alta do juro básico de 2% ao ano para 2,75% e sinalizou que no próximo mês (maio) aumentará mais 0,75% para controlar a inflação que neste momento está a crescer, principalmente no setor de alimentos. Isto representa maior dificuldades para os pobres.
A Epidemia do Coronavírus que levou as autoridades sanitárias do Brasil a recomendarem o isolamento social prejudicou muito a continuidade da recuperação econômica iniciada no início do atual governo federal chefiado pelo presidente liberal Bolsonaro. A Epidemia continua forte e crescente e isto espalha indecisões em todas as direções do País.
O Ministério da Economia, até hoje, não demonstrou uma preocupação real com o aumento do desemprego, a queda da renda coletiva e o endividamento crescente das pessoas e das empresas, principalmente as micros e pequenas. O Governo recém anunciou um auxílio emergencial para as pessoas sem renda. O auxílio agora é menor do que o do ano passado. Resta esperar para sentir o comportamento da massa desempregada e sem renda para sobreviver. O nosso mar não está pra peixe grande nem pequeno. Nesse clima, falar em eleições em 2022, é fantasia alucinante.

*Jornalista