Vacinação foi realizada por meio do sistema drive-thru, no estacionamento do Centro Administrativo Municipal
Foto: Araípedes Luz /Secretaria de Governo e Comunicação
Nesta terça-feira (23), mais uma faixa etária foi contemplada com a primeira dose da vacina contra Covid-19. A imunização foi feita em 1.496 idosos de 75 anos, das 8h às 18h, no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, por meio do sistema drive-thru. Nesta quarta-feira (24), o cronograma seguirá ainda com os idosos de 75 anos.
O senhor João Benedito com lágrimas nos olhos enfatiza: “Estou emocionado, me sinto muito feliz”. Para Cristina Agostinho, a sensação é de alívio. “Fico mais tranquila, me sinto muito aliviada e tenho confiança de que tudo vai dar certo”.
Com a autorização do Ministério da Saúde para liberar o estoque das doses recebidas para aplicação da primeira dose da vacina, a Prefeitura de Uberlândia ampliará a faixa etária dos idosos que estão sendo imunizados. Com as 14 mil doses disponíveis da última remessa, será possível contemplar os idosos com idade entre 71 e 75 anos.
Confira a programação:
24/3 – 75 anos
25 e 26/3 – 74 anos
27 e 28/3 – 73 anos
29 e 30/3 – 72 anos e início de 71 anos
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, explicou que à medida que faixa etária vai decrescendo, maior é o público a ser vacinado, por isso receber um quantitativo mais expressivo contribui para ampliar cada vez mais. “Estamos caminhando para as idades que têm maior quantidade de pessoas. Atualmente, estamos vacinando cerca de 1.600 idosos por dia no drive-thru e esse número só vai aumentar daqui frente”.
Ainda segundo a coordenadora, dentro do cronograma também será contemplada a segunda dose dos idosos vacinados no início do mês. Na quarta-feira (31), serão chamados os idosos vacinados no dia 10 de março. Na quinta-feira (1ª), é a vez dos imunizados do dia 11 de março.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já imunizou mais de 51 mil pessoas, representando 76,06%das doses que foram enviadas ao município. As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia. Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.
Vacinação dos acamados
Além da vacinação do drive-thru, também será possível dar continuidade à imunização dos acamados, conforme cronograma. A vacinação deste público será na quinta (25) e sexta-feira (26).
A coordenadora reforçou que o critério do acamado é aquele restrito ao leito, ou seja, impossibilitado de andar ou com mobilidade restrita e dependente. “Caso o idoso não esteja nesta condição de mobilidade, é muito importante aproveitar a ação do drive-thru. Se o cadastro do idoso está como acamado, mas é possível trazê-lo garantindo o seu bem-estar, basta entrar no cadastro e desmarcar a opção acamado”.
Consulta ao cadastro e agendamento
A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”. Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina (confira aqui).
Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço online, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina: se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, além de data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).
Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou outras no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que ficará responsável por marcar uma nova data para que a vacinação seja realizada da melhor forma. O número é 0800-940-1480.