Mais de 18 mil amostras são coletadas anualmente nas Estações de Tratamento de Água e nos 84 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs)

Comunicação Dmae

Para garantir o abastecimento com água de qualidade aos moradores de Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza diariamente um criterioso monitoramento em todo processo de captação, tratamento e distribuição. Anualmente são coletadas e analisadas mais de 18 mil amostras pelos três laboratórios especializados da autarquia.

O processo começa na captação de água, onde é realizada a primeira análise, para que os técnicos determinem quais produtos devem ser aplicados e a liberem para as estações de tratamento. Depois de tratada, a água é novamente analisada já na saída para as redes de distribuição. Além disso, são coletadas e analisadas mais 330 amostras mensais na chegada da água na cidade e distritos, nos 84 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs).

Vale ressaltar que os PCQ’s estão localizados em pontos estratégicos que possuem maior concentração de pessoas como escolas, hospitais, UAIs e bairros mais distantes dos centros de distribuição. Os últimos PCQ’s instalados foram nos bairros Monte Hebron e Pequis.

Comunicação Dmae

“Monitoramos sempre se a água fornecida à população uberlandense está dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. Nossos técnicos coletam amostras de água diariamente nas ruas de Uberlândia afim de assegurar a qualidade da água distribuída, explicou Coordenador do Núcleo de Análises Químicas e Qualidade, Fabiano Nunes de Oliveira.

Os relatórios mensais da Qualidade da Água, com as análises físico-químicos e bacteriológicos, conforme determina o Ministério da Saúde, que são turbidez, cor, concentração de cloro, flúor, PH, Coliformes Totais e Escherichia Coli, estão disponíveis para consulta no Portal do Dmae www.dmae.mg.gov.br.