Mais de 18 mil amostras são coletadas por mês nas Estações de Tratamento de Água e nos 84 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs)
Comunicação Dmae
Para garantir o abastecimento com água de qualidade aos moradores de Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza, diariamente, um criterioso monitoramento em todo processo de captação, tratamento e distribuição. Mensalmente são coletadas e analisadas mais de 18 mil amostras pelos três laboratórios especializados da autarquia.
O processo começa na captação de água, onde é realizada a primeira análise para que os técnicos determinem quais produtos devem ser aplicados e os liberarem para as estações de tratamento. Depois de tratada, a água é novamente analisada já na saída para as redes de distribuição. Além disso, são coletadas e analisadas mais 330 amostras mensais na chegada da água na cidade e distritos, nos 84 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs).
Vale ressaltar que os PCQ’s estão localizados em pontos estratégicos que possuem maior concentração de pessoas como escolas, hospitais, Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e bairros mais distantes dos centros de distribuição. Os últimos PCQ’s instalados foram nos bairros Monte Hebron e Pequis.
“Monitoramos sempre se a água fornecida à população uberlandense está dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. Nossos técnicos coletam amostras de água diariamente nas ruas de Uberlândia a fim de assegurar a qualidade da água distribuída, explicou Coordenador do Núcleo de Análises Químicas e Qualidade, Fabiano Nunes de Oliveira.
Os relatórios mensais da Qualidade da Água, com as análises físico-químicos e bacteriológicos, conforme determina o Ministério da Saúde, que são turbidez, cor, concentração de cloro, flúor, PH, Coliformes Totais e Escherichia Coli, estão disponíveis para consulta no Portal do Dmae: www.dmae.mg.gov.br.