Ivan Santos*

O ex-presidente Lula, beneficiado por uma decisão da Justiça que lhe devolveu os direitos políticos, apressou-se em criticar o atual governo e não escondeu o desejo de ser candidato a presidente em 2022.

Criticar o governo do Capitão Mito Bolsonaro que se elegeu com uma mensagem de direita em nome de uma Nova Política e depois se aliou ao Centrão, um grupo de oportunistas cujo programa é desfrutar do poder, é fácil. No entanto, para apresentar-se como candidato a presidente da República, o ex-presidente Lula precisa anunciar uma sólida alternativa de governo para um país cuja economia já foi desmantelada pela maior crise   de saúde pública já vivia pela humanidade.

Lula colocou o bloco do PT na rua numa ação contra o governo do Capitão Mito, mas não apresentou uma alternativa concreta para enfrentar os problemas sociais e econômicos que fustigam a população brasileira neste momento. O objetivo do líder esquerdista é aumentar a desconfiança no atual governo e diminuir a popularidade do Presidente. Isto não é política séria. É politiquice de politiqueiros.

O presidente Mito também precisa entender que governar não é passar o tempo em redes sociais espalhando palavras de maldizer contra uma suposta oposição recheada de inimigos imaginários e neocomunistas perigosos. Para governar numa democracia representativa é preciso dialogar seriamente com os representantes do povo e atacar os problemas imediatos enquanto planeja as ações para o futuro. Pelo menos, até o momento, o Capitão Mito nada disso fez e nega o óbvio ululante como tem feito com a Pandemia da Corona 19.

*Jornalista