Com mais de 10 mil atendimentos realizados, órgão municipal ficou à frente da capital Belo Horizonte

Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação Social

Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do último ano devido à pandemia da Covid-19, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia se destacou e terminou 2020 como o órgão que realizou mais atendimentos relacionados ao Código de Defesa de Consumidor em Minas Gerais. Com 10.300 atendimentos, a segunda maior cidade do Estado ficou à frente de Belo Horizonte, com quase o dobro de atendimentos. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

“Foi um ano difícil, mas conseguimos atingir bons resultados dentro do nosso maior objetivo, que é a defesa dos direitos do consumidor. Mesmo com diversos atendimentos relacionados à Covid-19, nossos servidores se mantiveram atentos e trabalharam muito para seguir o que estabelece o Código de Defesa de Consumidor. Devemos lembrar ainda da mudança para a nossa sede própria realizada no fim de 2019, que nos deu melhores condições para realizar esses atendimentos ao longo de todo o ano passado”, disse o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.

Atendimentos

As denúncias realizadas pelos consumidores de forma presencial, virtual (online) ou por telefone tiveram diversos motivos dentro dos mais de 10 mil atendimentos relacionados a relação de consumo. As principais reclamações estiveram ligadas a assuntos financeiros, representado cerca de 35%. Já o setor de produtos ficou com o segundo lugar do ranking, com aproximadamente 19% dos atendimentos. A tabela conta ainda com serviços privados (17%), telecomunicações (16%) e serviços essenciais (4%). Os 9% restantes se englobam dentro da categoria “outros”, como os setores de saúde, habitação e alimentos.