Desenvolvida por professor substituto do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, peça gráfica também faz alusão aos 105 anos de Elza Freire e pode ser baixada gratuitamente para usos acadêmicos
Apesar de 2020 ter sido um ano atípico e pandêmico, as professoras Camila Lima Coimbra, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), e Nima Spigolon, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), deram continuidade a uma agenda institucional de parcerias, projetos e produções tendo como temática central as concepções de Paulo Freire – trabalho este, iniciado há mais de 15 anos. No intuito de marcar a agenda das comemorações institucionais e em redes profissionais, acadêmicas, relacionais e freireanas no Brasil e pelo mundo, está sendo lançado um selo comemorativo ao Centenário de Paulo Freire (1921-1997) e aos 105 anos de Elza Freire (1916-1986).
A peça gráfica é de autoria do designer gráfico, ilustrador, animador e editor de vídeo Felipe Menegheti, que atualmente também é professor substituto do Instituto de Artes (Iarte/UFU). Coimbra explica como se deu a concepção deste trabalho: “Dois em um. Um em muitos. Muitos em dois. Trocadilho para iniciar uma categoria fundamental para a compreensão do pensamento freireano: a ideia de um sujeito histórico, que se faz a partir e com suas experiências, formação, trajetória vivenciadas nas relações sociais, constituindo-se, assim, em cada identidade cultural presente na diversidade da realidade brasileira. Se assim somos, identificamos no pensamento de Paulo a presença, a convivência, a permanência, a influência da educadora Elza.”
Conforme a docente da Faced, o selo apresenta o “reencontro” de Elza com Paulo, na comemoração, no reconhecimento, na historicidade de seus pensamentos e de suas práxis na concepção de um mundo menos desigual e de uma educação libertadora. “Ela é algo que não se faz com um, no singular, mas com gente, no plural. ‘Reencontro’ na luta, na humildade, no amor, na esperança, na reflexão crítica e na confiança, mediatizada pelo diálogo. Nesse diálogo, a obra e vida de Paulo Freire são amalgamadas por Elza Freire”, argumenta.
Na avaliação de Camila Coimbra, a amorosidade de Paulo e Elza constituem um legado humano, político e pedagógico. “Ao reconhecer em Elza a presença de Paulo e em Paulo a presença de Elza, anunciamos, de fato, uma relação dialógica e dialética e, de direito, um conjunto de teorias e práticas no campo da transformação social. O selo, simbolicamente, representa a denúncia e o anúncio dialógico e utópico freireano, entre Elza e Paulo e entre eles e a humanidade”, conclui.

Arte: Felipe MeneghetiUFU Unicampi

Apoios institucionais

A criação do Selo Comemorativo do Centenário de Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire foi aprovada pela Congregração da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas no dia 16/12/2020, em sua 349ª Reunião Ordinária. Posteriormente, em 28/12, o aval também foi dado em Decisão Adninistrativa expedida pela Direção da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
O selo é gratuito, democrático e público, com autorização de reprodução e demais usos para fins exclusivamente acadêmicos. Ele permanecerá disponível para download no website da Faculdade de Educação da Unicamp e no site do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF/Faced/UFU), até 31 de dezembro de 2021.