Material é referência sobre história de bens materiais e imateriais e curiosidades de Uberlândia
Foto: Reprodução
Começou a ser distribuída nesta semana a cartilha “Patrimônio Cultural – Que bicho é esse?”. O material, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, é um relevante instrumento de trabalho destinado aos professores, alunos, pesquisadores e pessoas da comunidade que se interessam pela temática da história, memória, cultura e patrimônio local. A publicação, também disponível no Portal da Prefeitura, é um convite a toda a comunidade para conhecer a história dos bens tombados e registrados, participando das ações de preservação e valorização.
Em mais de 70 páginas, a cartilha foi atualizada e organizada pelas servidoras municipais Ana Paula Rezende Macedo, Maria Clara Tomaz Machado e Valéria Maria Queiroz Cavalcante Lopes. O conteúdo reúne a história do município contada através de mais de 30 bens registrados e tombados abrangendo itens arquitetônicos, naturais ou das tradições culturais. Há ainda um mapa e informações para visitantes, além de curiosidades históricas.
“A falta de conhecimento sobre o que é patrimônio, por que e como preservá-lo talvez seja uma das maiores dificuldades encontradas para garantir a sua proteção. A preservação de um bem cultural está diretamente vinculada à importância que a comunidade lhe atribui. Conhecer o patrimônio cultural e apropriar-se dele são caminhos possíveis que viabilizarão a sua proteção, seja através de instrumentos legais como o inventário, tombamento, registro, ou com ações que objetivam a sua promoção e valorização.”, explana um trecho da cartilha.
A primeira edição do projeto foi disponibilizada em 2007. Já nos anos de 2010 e 2014, o conteúdo se tornou revista, atualizada e ampliada. A nova versão visa consolidar como material de referência para que professores, alunos e comunidade em geral possam usufruir de seu conteúdo, experimentando ações que valorizem a informação e a formação.