Diógenes Pereira da Silva

Algumas postagens sobre o “MIMIMI” do racismo, nas redes sociais, deixam muito claro o radicalismo e a correlação política que alguns criticam, mas que, sem nenhuma noção, o praticam da mesma forma, o que não é salutar para um debate necessário e urgente. Não se trata de direita ou esquerda, pois o racismo no Brasil não é de agora e nem pertence às ideológicas normativas partidárias. Não é ficção, ele existe!

É claro, ninguém está afirmando que todos os brasileiros são racistas, mas apenas que não há a menor possibilidade de ignorar sua existência. Estão dogmatizando tudo como certo e errado. Desculpem-me discordar da maioria dos vídeos, inclusive com alguns personagens negros. Cada um tem seu ponto de vista e o respeito é fundamental para a colocação e compreensão das ideais.

A própria mídia brasileira está perdida em um tema de extrema relevância. A mídia deve informar seu público, sem lado ou sensacionalismo. Caso contrário, o debate, com sua importância e também por ser fonte de obtenção de conhecimento, será totalmente prejudicado por questões óbvias.

Vive-se, no Brasil, o aprendizado de aceitação, principalmente em relação às manifestações do pensamento. Parece-me que falta a muitas pessoas o necessário conhecimento de temas relevantes para a sociedade. Muitos, inclusive alguns negros, desconhecem os fatos em relação à verdadeira conceituação de racismo estrutural, assunto que é o tema central da maioria dos vídeos postados na Web. Não quero polemizar mais do que já está.

No caso da morte daquele homem no estabelecimento comercial Carrefour, houve uma super valorização da imprensa, o que serviu de palanque político. Por outro lado, também acredito que, certamente, se a mesma ação fosse contra um homem branco, a reação seria outra.

Por fim, concordo ainda que nós, negros, devemos valorizar e expor à sociedade todas as conquistas obtidas sem qualquer auxílio de outras etnias, mas sim por nossa própria capacidade, sem, contudo, deixar de cobrar o que nos é devido desde outrora. A verdade é que falta muito conhecimento da sociedade sobre o verdadeiro sentido do que se busca.

*Tenente do QOR da PMMG.
diogenespsilva2006@hotmail.com