Ivan Santos*

Hoje é o último dia para realização de convenções partidárias para homologar candidatos a prefeito e vereador. Em Uberlândia, ontem, foi a convenção do Progressista que homologou a candidatura do prefeito Odelmo Leão à reeleição. Hoje duas convenções são significativas: a do MDB onde o empresário Welington Salgado e o deputado estadual Leonídio Bouças deverão lutar pelo controle da legenda.
Leonídio deverá se apresentar como candidato a prefeito, mas somente para figurar na convenção. Esta intenção dele pode ser apenas estratégia política. O empresário Salgado, publicamente defende para prefeito o nome do radialista Lourival Santos. Outro ex-empregado de Salgado e fiel companheiro dele, Placidino, deverá apresenta-se como candidato a prefeito e tem dito que rompeu relações com o empresário. Pode ser uma jogada para conquistar apoio dos convencionais indecisos. Na realidade, o MDB não tem um nome, eleitoralmente expressivo, para candidato a prefeito.
Outro embrulho que só deverá ser desfeito pela Justiça Eleitoral é o que ocorre no PTB. Ontem este partido realizou uma convenção e escolheu para candidato a prefeito o ex-deputado estadual Felipe Attiê. Hoje o mesmo PB vai realizar outra convenção, também autorizada pelo TRE-MG. Esta deverá homologar o nome do ex-deputado federal e ex-vice-prefeito, Chico Humberto a prefeito. Depois, o Tribunal deverá decidir qual é a candidatura que vale: a de Felipe Attiê ou a de Chico Humberto. Seja qual for o resultado, o PTB vai disputar a eleição de prefeito, dividido. Esta divisão só vai ajudar o candidato da situação, Odelmo Leão.

*Jornalista