A partir de hoje (4),a Clarimundo Carneiro receberá a primeira edição do Fundinho Festival, evento que reúne entretenimento, música e gastronomia. São 12 horas de shows com os principais nomes do jazz e do blues (nacional e internacional): atrações como GuitarSlim Jr., Nivaldo Ornelas e Bina Coquet estão confirmados. Estas e outras atrações se apresentarão em um dos dois palcos montados na praça que abriga o Museu e o Coreto Municipal. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia e começa logo mais às 18h.
O Fundinho Festival acontece nesta sexta e continua no sábado (5). Confira a programação completa:
Hoje (4 de agosto)
Cinco bandas se apresentarão no primeiro dia do evento. Um dos pontos altos do espetáculo fica por conta de Nivaldo Ornelas, em um show no qual convida Toninho Horta para um tributo ao cool jazz. Filó Machado Sexteto é a outra atração reconhecida em todo Brasil. Hamilton Faria Quarteto, Fonograma Jazz Quarteto e Jack Will Trill convida Tim Fernandes e Naldo Luiz são outros shows que completam a lista de atrações desta sexta.
Cronograma do primeiro dia de festival:
18h – Hamilton Faria Quarteto (Uberlândia)
19h – Fonograma Jazz Quarteto (Uberlândia)
20h – Filó Machado Sexteto (SP)
21h – Jack Will Trill convida Tim Fernandes e Naldo Luiz (Uberlândia)
22h – Nivaldo Ornelas Quarteto (RJ) convida Toninho Horta (BH) – Tributo ao Cool Jazz
Sábado (5 de agosto)
GuitarSlim Jr. está entre os grandes nomes do Blues mundial que estará nos palcos do festival. Ele convidará Maurício Winckler – guitarrista da cidade, curador do evento e um dos maiores nomes da cena blues no Brasil -, para subir ao palco com ele. Os dois artistas já são parceiros de longa data e tocaram juntos em New Orleans por um bom tempo.
Além da atração internacional, no sábado (5), os demais shows contarão com apresentações de estilos variados como o show da banda Trítono Blues (SP). Outras atrações representam a nova e talentosa geração nacional, como a banda Hurtmold (SP) – que teve o álbum ‘Hurtmold& Paulo Santos – Curado’ indicado como um dos 20 melhores lançamentos de 2016.
Os demais nomes de peso na programação de sábado são Bina Coquet Trio, destaque mundial pela fusão de Jazz Manouche com a música brasileira; e Renato Consorte Quarteto, cuja originalidade é marcante em melodias e harmonias que misturam ritmos brasileiros, latinos e afro-cubanos com, jazz, pop e blues.
O festival também pregará pela valorização da música regional. A banda de Uberlândia MPBlues fará sua estreia em apresentações do tipo, com a proposta de mesclar o ritmo americano com a Música Popular Brasileira. Outra prata da casa neste dia é o Blues Bolts, que apresentará suas versões para clássicos do blues.
Cronograma do segundo dia de festival:
16h – MPBlues (Uberlândia) – Palco Museu
17h – Blues Bolts (Uberlândia) – Palco Coreto
18h – Hurtmold (SP) – Palco Museu
19h – Renato Consorte Quarteto (SP) – Palco Coreto
20h – Trítono Blues Plays Ray Charles (SP) – Palco Museu
21h – Bina Coquet Trio (SP) – Palco Coreto
22h – GuitarSlim Jr. (EUA) convida Maurício Winckler (Brasil) – Palco Museu