Foto: Cleiton Borges / SECOM – PMU

Durante toda a tarde desta quinta-feira (27), aconteceu a 2ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela Prefeitura de Uberlândia no bairro Campo Alegre. O evento veio para avaliar a política da assistência social no Município e propor diretrizes voltadas ao aperfeiçoamento e implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na cidade.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, falou da necessidade de desenvolver um trabalho em equipe. “A conferência serve para refletirmos e sugerirmos ações que irão melhorar o serviço prestado. Necessitamos de união para lutar por essa temática e conseguirmos mais recursos para desenvolvermos um trabalho com ainda mais qualidade”, afirmou.

Alternativas viáveis

Com o tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas’, sociedade civil e representantes de autoridades políticas ligadas à assistência social puderam discutir e trocar informações. Uma mesa redonda foi montada para aprofundar as temáticas da conferência e contou com a mediação das assistentes sociais e professoras, Josefina dos Reis e Marilene Genari.
“A nossa participação no seminário é importante para levantarmos propostas coletivas para serem executadas, ou seja, propostas viáveis. Devemos manter os pés no chão e tentar criar alternativas que nos ajudem a mudar. Juntos, decidiremos propostas para serem levadas na conferência regional, que acontece no dia 7 de agosto”, contou Josefina dos Reis.
Todos os participantes foram divididos em quatro grandes grupos para aprofundarem nos seguintes eixos temáticos: ‘A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais’, ‘Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas’, ‘Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais’ e ‘A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia de direitos socioassistenciais’.