Foto: Comunicação/Futel

Em apenas um dia, foram preenchidas as 160 vagas 12ª Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria, realizada pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Antes mesmo das 8h desta segunda-feira (3) já haviam pessoas ansiosas para se inscrever para a tradicional prova. A corrida, que acontece no dia 29 de julho, é gratuita e destinada a corredores de rua amadores e profissionais, maiores de 16 anos e de ambos os sexos.
A interação com outros atletas, a prática de um esporte e a busca pela qualidade de vida foi o que motivou José Gama, de 82 anos a persistir na corrida. O aposentado entrou para o universo das corridas com o objetivo de mudar seus hábitos. Ele diz que a corrida mudou sua vida. Há exatos 43 anos, deixou o lado boêmio e trocou as festas pelos treinos. Hoje, ele coleciona medalhas, já são pelo menos 300 em competições por todo o Brasil.
Na Corrida Uberlândia/Romaria o aposentado é um especialista, já que esteve presente em todas. “Participo desde a primeira edição, são doze anos. Correr é algo que me dá muita satisfação, além do mais, revejo os amigos e fico junto da turma toda. Esse evento em específico é muito prazeroso, porque o clima não é de competição e sim de integração”, ressalta.

Primeira vez

A profissional em logística, Silvia Pereira, diz existir uma Silvia antes e outra bem diferente depois do envolvimento com a corrida. No começo servia como uma válvula de escape para as tensões do trabalho, mas hoje se tornou uma verdadeira paixão. A disciplina nos treinos resultou na rápida evolução e levou Silvia a completar sua primeira maratona recentemente. “A corrida transformou minha vida. Nesses três anos eu passei a me alimentar melhor, conheci pessoas maravilhosas e aprendi a superar meus limites”, comenta a atleta, que participará pela primeira vez da Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria.
No ato da inscrição os atletas fizeram doações de agasalhos e cobertores, que serão entregues para instituições de caridade de Uberlândia e Romaria. “A Corrida de Revezamento é um evento tradicional, muito esperado pelos corredores de Uberlândia e região. Nesta edição modificamos o percurso da prova para garantir mais segurança aos participantes”, explica o diretor-geral da Futel, Silvio Soares dos Santos.

Novo percurso

A largada será na portaria do Parque Sabiá, na rua Haia, no Bairro Tibery, às 4h. O percurso entre Uberlândia e Romaria será feito pelas rodovias BR-050 e MG-223, passando pelas cidades de Araguari e Estrela do Sul. Seguindo orientações dos órgãos competentes, a Futel optou pela mudança de percurso para oferecer mais segurança e estrutura aos corredores. A distância total será de 130 km e a previsão é que a chegada aconteça por volta de 17h, na Igreja Nossa da Abadia, em Romaria.