Texto e foto: Janaina Massote

Os servidores estaduais que fazem perícia médica na Regional da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) em Uberlândia, desde junho já podem contar com o elevador que voltou a funcionar. A falta de acessibilidade estava gerando vários transtornos no local.
O deputado estadual Arnaldo foi até a Regional, em abril, para conferir de perto a situação. Na Assembleia Legislativa (ALMG), Arnaldo solicitou que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPD) encaminhasse um pedido para que a Seplag tomasse providências quanto à adequação de suas instalações. Além disso, pela Comissão de Administração Pública, ele apresentou outro requerimento cobrando do órgão a solução para os problemas de acessibilidade.
“Essa conquista é de todos os servidores estaduais que chegavam para fazer perícia médica em cadeiras de rodas, muletas, ou alguma outra dificuldade de locomoção, e estavam enfrentando toda essa escadaria. O respeito ao cidadão deve prevalecer sempre”, enfatizou Arnaldo.
Essa regional é responsável por fazer a perícia médica de servidores estaduais que estão em 26 municípios da região do Triângulo Mineiro. São atendidas cerca de 100 pessoas por dia. O órgão funciona em um prédio alugado no 2º andar. O elevador estava quebrado há mais de um ano. E muitos dos servidores, que necessitam de perícia médica, possuem dificuldade de locomoção. A alternativa estava sendo o de enfrentar os vários lances de escada.