Acontece em Araguari no mês de julho a Conferência Municipal de Assistência Social “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, promovida pela Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social. O evento será realizado nos dias 12 e 13, no IMEPAC – InstitutoMaster de Ensino Presidente Antônio Carlos.
A conferência terá quatro eixos temáticos: proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a Gestão dos Direitos Socioassistenciais; Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos

Socio-assistenciais.

Para isso, a equipe da secretaria de Trabalho e Ação Social está organizando uma extensa programação. A partir do dia 13 de junho ao dia 29, acontecem as pré-conferências, incluindo nos Distritos de Piracaíba e Amanhece, no intuito de colocar em discussão os temas centrais da Conferência.
De acordo com Eunice Mendes, o trabalho da Secretaria do Trabalho e Ação Social tem como foco a proteção básica e também a proteção especial destinada a pessoas que sofreram ou sofrem com algum tipo de violência dos seus direitos. “Neste sentido, o evento é de fundamental importância pois, além das atividades que serão promovidas durante a Conferência, serão realizados vários encontros periódicos organizados em diferentes pontos do município a fim de debater a realidade e discutir propostas a serem apresentadas na Conferência Municipal”, salientou a Secretária.
“Estes encontros servirão para avaliar a realidade atual e as necessidades do município para que possamos buscar melhorias para o atendimento no cenário local. O mais importante é que essas propostas indicarão as diretrizes para serem apresentadas na Conferência, bem como para elaboração do PPA (Plano Plurianual) e do Plano Municipal da Assistência Social. Assim, a participação da comunidade e das entidades é fundamental”, afirmou Eunice.
“A Conferência vem trazer uma discussão com a comunidade no sentido de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social e, consequentemente, garantir que o cidadão tenha proteção e garantia nos seus direitos através das efetivas ações destinadas, ”destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).