Foto: Comunicação Dmae

O Programa Buriti, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), estará presente na7ª Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 1º e5 de junho em Uberlândia. Na programação do evento consta ainda palestras, visitas técnicas e o plantio de mudas do Cerrado. O programa realiza, gratuitamente, a recuperação e preservação de nascentes em áreas degradadas na zona rural de Uberlândia.

Cuidado permanente

No dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – o Dmae vai realizar o plantio de 200 mudas nativas do cerrado no Parque Linear do Córrego do Óleo, no bairro Mansour, zona Oeste, em uma ação semelhante à realizada em áreas degradas na zona rural. Por meio do programa, os produtores rurais que fazem adesão ao Buriti, recebem, sem custo, cercamento da área, plantio de árvores, conservação de estradas, terraceamento (curva de nível) e barraginhas (bolsões para escoamento de água construídos nas margens das estradas vicinais).
As áreas recuperadas já apresentam resultados positivos, como é o caso da fazenda Bom Jardim, localizada às margens da represa de Bom Jardim. O local está incluído noprograma municipal há cinco anos e, depois da implantação, a água da represa aumentou, acabaram os problemas de erosão e as nascentes estão protegidas. Na propriedade foram plantadas 3,2 mil mudas de árvores numa Área de Preservação Permanente (APP) de 237 hectares. Desde 2008 já foi realizado o plantio de mais de 200 mil mudas e, neste ano,o Programa Buriti vai intensificar as ações de proteção e recuperação de nascentes com outras 65 mil mudas.

Semana Meio Ambiente

A 7ª Semana do Meio Ambiente, realizada dentro da programação do‘Junho Verde’, é realizada pela Câmara Municipal com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), secretarias de Obras e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, além de entidades, instituições e empresas do setor privado. A abertura da Semana do Meio Ambiente acontecerá dia 1º de junho, no auditório Cícero Diniz, com palestrado ambientalista Tarcísio de Paula Pinto sobre Gestão de Resíduos. Entre os temas abordados durante o evento estão: energias renováveis, resultados de monitoramento de fauna nas áreas das usinas Capim Branco I e II e Parque do Pau Furado.
Estudantes do ensino médio e graduação poderão fazer visitas técnicas às empresas da área ambiental e vivenciar o trabalho desenvolvido. Universitários de cursos relacionados à gestão ambiental e outros jovens alunos terão a oportunidade de vivenciar as questões ambientais de Uberlândia não apenas na teoria, mas na prática também.