Projeto de lei que cria programa por meio de parceria entre Dmae e Secretaria de Meio Ambiente foi aprovado pelo Legislativo

COMUNICAÇÃO DMAE

Desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia para recuperar proteger, preservar e monitorar os córregos do perímetro urbano de Uberlândia, o projeto de lei que cria o programa Buriti Cidade foi aprovado pelo Legislativo. O programa será realizado por meio de uma parceria entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com investimento de 0,5% do valor total da receita operacional do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), apurada no exercício anterior ao do investimento.

O Buriti Cidade prevê a correção de processos erosivos nos córregos urbanos, a ser executada pela equipe de drenagem pluvial; o plantio e a recomposição das áreas de preservação. Já a execução de gradil de proteção e calçamento será feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Entre as ações previstas pelo Dmae na recuperação dos córregos, estão o desassoreamento das represas do Parque Santa Luzia e Camaru; ampliação e reforma dos dissipadores, além de limpeza dos vales. O objetivo é aumentar a reservação de água nas represas reduzindo o impacto das chuvas na área urbana. A revitalização das curvas naturais do córrego também reduz o impacto de chuvas intensas.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, a criação do Buriti Cidade é decorrente do sucesso alcançado pelo programa na preservação das nascentes dos rios Uberabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim. “O programa Buriti se tornou referência na preservação das nascentes. Os resultados são positivos na preservação ambiental e conscientização com os produtores rurais. Dessa forma queremos levar esses bons resultados para a área urbana e conscientizar a população”, afirmou.

Após sanção do Poder Executivo, o programa vai iniciar a recuperação pelo córrego Lagoinha na nascente próximo ao Poliesportivo Santa Luzia, na área de domínio público. O córrego possui cerca de sete quilômetros e passa pelos bairros Santa Luzia, Pampulha, Carajás, Lagoinha, Jardim Inconfidência e Vigilato Pereira. Os outros córregos previstos para receberem melhorias do Programa Buriti Cidade são o Córrego Liso e do Óleo.

Em outubro deste ano, o setor de drenagem pluvial realizou também a limpeza das passagens sob o córrego para retirada de arbustos e entulhos, melhorando o escoamento da água da chuva. Com o plantio, os processos erosivos serão reduzidos.