Eliana França Leme*

Obstrução da Justiça fez Janot para livrar os irmãos Batista de acertarem contas com a Justiça brasileira sobre seus inúmeros crimes de corrupção. Às custas de uma alegada acusação a Temer os empresários corruptos e corruptores saíram leves e soltos do Brasil, com imunidade completa, após terem obtido, a fundo perdido, bilhões em empréstimos do BNDES nos governos Lula e Dilma.
Será que esta dupla de embusteiros vale mais do que os destinos do Brasil?
Que fique claro que esta operação nojenta e abjeta, questionável quanto aos seus propósitos, foi perpetrada pelo Sr. Janot e por uma parte da PF e que nada tem a ver com a Operação Lava Jato, cuja força tarefa jamais usa de recursos rasteiros, vis e traiçoeiros para isentar corruptos de suas responsabilidades perante a Lei. E não fazem vítimas. Muito pelo contrário: com que critério e cuidado os procuradores e o Juiz Sergio Moro usam para não errarem em suas ações sempre numa busca criteriosa da Justiça!
O que aconteceu é para encher de indignação que tenha um mínimo de ética e senso de Justiça. Não vamos permitir que detonem nosso país para salvar a pele de empresários embusteiros que só se beneficiaram do dinheiro do povo brasileiro!!! Alto lá, Sr. Janot!!!

SOBRE O ÁUDIO

Ouvindo o áudio, o que se vê é o presidente Temer no início da conversa comentando com entusiasmo o avanço da Economia em seu governo, ouvindo a conversa mole do goiano Joesley Batista num espaço de tempo que teria durado ao todo, não mais de 20 a 30 minutos, se tanto. Nesta conversa, o presidente foi protocolar, educado e ouviu atenciosamente aquela lenga-lenga e indicou Loures para que o empresário procurasse para conversar sobre seu pleito, motivo da visita, segundo ele. E por fim comentou sobre Cunha, dizendo que agora estava bem com ele, a que Temer respondeu que era melhor assim e deu a entender que conseguia isso, lhe dando algo por mês, ao que o presidente respondeu com um “É”. Foi isso que deu origem a essa acusação de que Temer estaria obstruindo a Justiça? Como assim? Obstruindo a Justiça está o Procurador Janot e parte da PF que, em troca desse diálogo, e mais algumas informações sobre uma doação a Aécio Neves e algo sobre Mantega que sequer foi gravado, deu imunidade total aos irmãos Batista para que deixassem “limpinhos” o Brasil tocar suas dezenas de empresas nos USA, após ter obtido nos governos petistas bilhões em empréstimos. Isto sim é obstruir a Justiça, impedindo que estes dois empresários acertassem suas contas com a Justiça aqui no Brasil pelos crimes de corrupção que cometeram e que foram muitos e para isso usaram Temer como pretexto para poder dar essa imunidade a esses criminosos! Isto tudo não passou de um golpe dado na Justiça, isso sim. Que se investigue mesmo e que esta investigação seja justa e não com sinais trocados, onde o crime aqui no Brasil seja sentido como altamente compensador para empresários corruptos, muito mais do que ser honesto e onde um presidente reformista está sendo acusado de algo que não fez, ao contrário, tentando se livrar de uma visita visivelmente incômoda e constrangedora. É de estarrecer o que provocou o Sr. Janot que deu margem, ele sim, a colocar em dúvida, sua própria idoneidade e isenção. O país vive grave crise, com 14 milhões de desempregados. Será que o Sr. Joesley vale mais do que a recuperação do país? Tudo essa história foi repugnante pelos propósitos questionáveis que ficaram evidenciados durante todo o tempo, desde que veio à tona. Que feio PGR e PF! E que fique claro que isto nada teve a ver com a Operação Lava Jato, pois sua força tarefa não usa de expedientes tão rasteiros para tentar, a muito custo, levar a julgamento, verdadeiros corruptos e corruptores.

Psicóloga – efleme@gmail.com