Foto: Cleiton Borges/SecomPMU

Cerca de 50 servidores municipais das áreas de engenharia e arquitetura da Prefeitura de Uberlândia, tanto da administração direta quanto da indireta, participaram hoje (17) de uma capacitação realizada pela Escola de Governo do Município. O intuito foi revisar os conceitos de planejamento urbano, com foco em mobilidade, integração e inovação. Além de apresentar princípios, métodos e técnicas do planejamento urbano contemporâneo, a capacitação estava voltada ainda à formulação, execução e análise de políticas públicas voltadas à gestão urbana.

Expertises

O módulo foi ministrado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Dilson Dalpiaz, pelo diretor do empreendimento Granja Marileusa, Flávio de Oliveira e pela professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Denise Labrea.
Em sua apresentação, Denise Labrea apresentou exemplos e tendências internacionais de cidades inteligentes, eficientes e pacíficas de mobilidade. “É preciso se pensar e executar novas formas e incentivar o sistema de mobilidade compartilhada”, disse a professora. Já Flávio Oliveira expôs o conceito inovador do bairro Granja Marileusa e mostrou as tendências internacionais de distritos inovadores e integrados, em que se tem trabalho, moradia, educação e lazer em só lugar. “É necessário estudar bairros estruturados, com conexões viárias inteligentes e integração de mobilidade, como as entre bikes e ônibus, que já temos em algumas áreas de Uberlândia”, explicou.
O secretário Dilson Dalpiaz encerrou a capacitação ao ensinar métodos eficazes aos servidores da Prefeitura de Uberlândia. “Precisamos ter essa motivação para criar a cidade que queremos”, enfatizou.