Valor é o dobro dos recursos liberados em 2016 e foi anunciado durante apresentação em Almenara do projeto Sementes Presentes, um dos eixos da Estratégia Novos Encontros
Do total da população mineira que se encontra em situação de extrema pobreza, 45% residem no meio rural e se concentram nas regiões Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diante da situação, o Governo de Minas Gerais estima investimentos de cerca de R$ 216 milhões neste ano para o enfrentamento da vulnerabilidade social nestas regiões, mais que o dobro de recursos aplicados em 2016.
Os números foram anunciados na noite dessa quarta-feira (17/5), em Almenara, durante a apresentação territorial do projeto Sementes Presentes – Alimento e Trabalho no Campo, um dos três eixos da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo – Novos Encontros, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).
Estão previstas 27 ações, voltadas para a população do campo de 158 municípios, nos cinco territórios prioritários: Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce. As ações que integram a estratégia são executadas por 11 secretarias de Estado e conta com a parceria de oito entidades.
“Sabemos que os núcleos de extrema pobreza ainda se concentram no campo e que as desigualdades regionais constituem um traço marcante em Minas Gerais”, reconhece a assessora de gabinete da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Aidê Cançado Almeida.