Rodrigo Corradi, presidente da Fonari, e Leandro Andrade, diretor de Promoção de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Foto: Divulgação

É cidade de Uberlândia a vice-presidente para a região Sudeste no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari) – associação civil responsável pela promoção do intercâmbio de experiências municipais e estaduais no Brasil e no mundo. A seleção, que ocorreu em Brasília durante a assembleia realizada no Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) representa um grande avanço por aproximar o município dos principais mercados nacionais e internacionais.
A posição permite novos negócios e investimentos por meio do fortalecimento da relação de Uberlândia com outras cidades e países. “A inserção do município no Fórum está de acordo com as diretrizes do governo de Odelmo Leão, que é promover as atividades econômicas no município com as principais iniciativas ofertadas por países do mundo todo.”. Esta afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz.
Com a vice-presidência (cadeira ocupada anteriormente pelo Rio de Janeiro), Uberlândia representará a Regional Sudeste no Fórum pelos próximos dois anos. De acordo com Leandro Andrade, diretor de Promoção de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), o Fonari é uma rede internacional de cooperação criada para que projetos e recursos internacionais – inclusive de bancos e agências de desenvolvimento da Europa e Ásia – sejam alocados no país. “Estar nessa posição, representando ainda toda região Sudeste, é extremamente relevante para a cidade. Nos coloca em destaque e nos dá condições para o intercâmbio de projetos e a atração de investimentos dentro e fora do Brasil”, afirmou.