Foto: Divulgação/PMUSecom

As equipes da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde intensificarão as ações de orientação para o controle e combate à hipertensão com os pacientes atendidos nas unidades. As atividades, que já acontecem permanentemente na rede municipal, serão reforçadas em celebração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril.
De quarta até 28 de abril, os profissionais das unidades de saúde vão esclarecer e dar informações sobre o tema nas salas de espera e mostrar que as atividades físicas e os hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção e controle da pressão alta.
De acordo com Marina Pereira, referência-técnica do Programa de Hipertensão e Diabetes, o reforço nas atividades faz com que as pessoas entendam as causas e as graves consequências das irregularidades na pressão arterial. “São vários os fatores que podem levar o indivíduo a desenvolver a hipertensão. Por isso, vamos conversar com os pacientes e alertar, dando ênfase aos cuidados. As unidades têm equipes multiprofissionais que já dão orientações sobre isso no dia a dia, por entender a importância desse assunto e o impacto na vida dos pacientes. Só que nessa semana, o trabalho será intensificado”, explicou.

Trabalho permanente

Em Uberlândia, o Programa de Hipertensão e Diabetes estima que 30% da população tenha pressão alta. Muita gente não sabe que pode estar com alterações na pressão arterial e é aí que o perigo se esconde. As alterações são responsáveis por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Com base no aumento de índices como esses, as equipes da atenção primária trabalham diariamente para prevenção e tratamento junto à comunidade. “Incentivamos o monitoramento e aferição frequente para que os pacientes possam controlar a pressão arterial antes de qualquer complicação. Também buscamos informar aos hipertensos que é possível ter qualidade de vida se houver mudança nos hábitos. Todas as unidades têm equipes treinadas e capacitadas para desenvolver grupos de orientação, rodas de conversas e programas de atividades físicas”, contou a referência-técnica Marina Pereira.