O prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos, decretou “Estado de Calamidade Pública e Emergência Administrativa” por tempo indeterminado, na quinta-feira passada. No decreto o prefeito justificou o decreto alegando “a necessidade de adotar medidas urgentes para sanar o estado de calamidade em que se encontram as áreas de apoio aos serviços públicos do Município”. Segundo o decreto, um dos problemas é o “volume da dívida flutuante do Município, em total descontrole dado que o serviço de contabilidade (municipal) não apresentou de forma confiável os balanços orçamentais, financeiros e patrimoniais com relatórios detalhados dos restos a pagar, inventário geral, termo de conferência de caixa, conciliações bancárias, livros obrigatórios, e demais relatórios periódicos do controle interno”. Para o prefeito, “o caos em que se encontram as finanças públicas do município é em decorrência de total descontrole de programação de pagamentos”. Os maiores problemas atuais em Tupaciguara concentram-se na atenção básica á saúde pública após o fechamento de postos de saúde na administração passada e a limpeza pública, em decorrência da paralisação da coleta de lixo na cidade. As obras iniciadas também estão paralisadas por falta de recursos e as ruas estão cheias de buracos em decorrência das chuvas de verão.