Ivan Santos*

O prefeito Odelmo Leão (Progressista), que não esconde a intenção de candidatar-se a reeleição, no momento prepara-se para pedir ao povo o direito de continuar no cargo a partir de janeiro de 2021. Para isto o progressista tem uma base política organizada e definida.

Recentemente, o vereador Tiago Fernandes (PSL, partido pelo qual o Capitão Jair Bolsonaro se elegeu presidente e dele se afastou), foi apresentado como candidato da Oposição a prefeito de Uberlândia. Apresentado pelo delegado Marcelo Freitas, deputado federal por Minas Gerais, que destacou o trabalho do vereador no combate à corrupção na Câmara Municipal de Uberlândia. O outro apresentador do candidato foi o presidente estadual do PSL, deputado federal Charlles Evangelista. Ambos políticos respeitados e conceituados, mas ilustres desconhecidos do povo de Uberlândia.

O vereador Tiago Fernandes prometeu combater a “corrupção na Prefeitura” caso seja escolhido prefeito. Boa intenção. Combater a corrupção é obrigação de todo chefe executivo público e a manifestação da intenção do vereador é positiva. Certamente, enquanto espera a convenção do Partido, Tiago Fernandes deverá elaborar um programa de candidato com a declaração das intenções que ele tem para exercer o mandato executivo municipal. Resta-nos esperar.

Ainda falta ao vereador Tiago Fernandes uma base política municipal para sustentar a candidatura dele a prefeito. Para disputar o cargo majoritário em Uberlândia não basta contar com apoio de dois deputados que militam politicamente em outras regiões do Estado. O vereador Tiago Fernandes, que é um político inteligente, sabe que Uberlândia tem forças vivas organizadas e representadas por instituições tradicionais com as quais ele precisa conversar e discutir um plano de administração que seja adequado as tradições desenvolvimentistas do município.

A oposição que Tiago Fernandes pretende representar neste momento em Uberlândia não está organizada. O primeiro passo dele como pré-candidato do PSL a prefeito deverá ser reunir forças na oposição que hoje não tem uma liderança em destaque, mas várias. Tiago precisa mostrar que tem cacife para reunir todos da oposição ao prefeito para poder enfrenta-lo nas urnas. Odelmo Leão, político experiente e amigo pessoal do presidente Bolsonaro, está no poder e, em política, sabe tirar meia do pé sem tirar o sapato. É também bom lembrar a quem interessar possa que disputar um cargo majoritário numa cidade de 700 mil habitantes é uma tarefa que vai além de boas intenções solenemente declaradas.

A antiga Uberabinha, tímida vila do Arraial da Farinha Podre, cresceu, emancipou-se e se transformou em um sitio complexo que esconde segredos difíceis de serem decifrados com olhares superficiais. Um deles é a arte política para conquistar o cargo de xerife do condado.

*Jornalista