Ivan Santos*

No começo desta semana o empresário Paulo Romes Junqueira, presidente da ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – reuniu um grupo de empresários, servidores públicos e profissionais liberais da cidade para que juntos pudessem ouvir a consultora em limpeza pública, Edilene Muniz Pereira, do Instituto Limpa Brasil, de São Paulo, que está em Uberlândia para orientar uma campanha organizada para limpar a cidade como fizeram os estonianos em 2008.
A Estônia é um pequeno país localizada no norte da Europa, com uma população de 1,2 milhão de habitantes e onde 50 mil pessoas, há pouco mais de 10 anos, decidiram se reunir para, num só dia, recolher todo lixo espalhado no país. Os estonianos proclamaram: “Vamos limpar tudo!” E limparam todo o país em 5 horas de trabalho coletivo intenso. Também lançaram uma mensagem e uma lição para o mundo. O reflexo daquele movimento chegou a São Paulo onde foi criado o Instituto Limpa Brasil para coordenar um Dia Nacional da Limpeza. No mundo 150 países organizam hoje o Dia Mundial da Limpeza, no Dia 15 de setembro. Nesses países a população se mobiliza durante 24 horas para recolher o lixo em todas as cidades. No Brasil, país continental, a ideia está apenas se formado e o presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, declarou que pretende trabalhar com apoio da sociedade uberlandense para promover um dia de limpeza nesta cidade como primeiro passo para criar uma cultura de limpeza total permanente.
A ideia de Paulo Romes é transformar Uberlândia num exemplo nacional de cidade limpa e para isto a intenção é promover em setembro próximo um dia de limpeza setorial num local predeterminado para servir de treinamento para um dia de limpeza ampla, em toda a cidade, possivelmente em 2020.
Segundo Paulo Romes, o movimento não é só executivo, por um dia, mas educativo permanente para criar habito de limpeza e mudar uma cultura secular de jogar lixo na rua e usar material não degradável como os saquinhos de plástico. A tarefa é maiúscula, mas a determinação do presidente da Aciub e dos representantes da sociedade que compareceram à reunião preparatória ontem, segunda-feira, é grande e firme.

*Jornalista

Free WordPress Themes, Free Android Games