Representantes do hospital paulista estão desde a manhã desta segunda-feira (6) conhecendo a estrutura e os processos realizados no setor de Atenção à Saúde e que foram implantados por meio da parceria com o Conass

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta segunda-feira (6), a visita dos representantes do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP), e dos membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). As equipes vieram conhecer os processos implantados pela gestão municipal no setor de Atenção à Saúde e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios.

Representando o Hospital Beneficência Portuguesa estão o coordenador de Projetos, Rafael Saad, a especialista em Projetos, Suzan Alves, e os assessores técnicos Marta Campagnoni, José Pereira e Lavínea Aragão. No acompanhamento estão consultores do Conass e a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e das organizações sociais Missão Sal da Terra e Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Dentre as atividades, os visitantes conheceram a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Shopping Park I, onde são desenvolvidos os processos de padronização do atendimento em atenção primária. A visitação segue nesta terça-feira (7).

“Estar em Uberlândia é uma oportunidade de conhecer a estruturação da saúde e como a cidade tem conseguido trabalhar a planificação. Nosso intuito é pegar essas experiências positivas e levar para os territórios que trabalhamos, como Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Rio Grande do Sul”, destacou o coordenador de Projetos, Rafael Saad.
Centro Colaborador do Conass
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde baseado na planificação da atenção à saúde obtida pelo projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, desde 2019, o Município é referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados.