Secom/PMU

Construir em casa um sistema sustentável, que alia a criação de peixes e a produção de hortaliças, pode ser mais fácil do que parece. Após sete edições de muito sucesso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), abre as inscrições para o 8º Curso de Aquaponia. A iniciativa conta com parceria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever de forma gratuita pelo telefone (34) 3234-1362, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A capacitação acontece na sexta-feira, dia 24 de maio, das 13h às 17h, na Fazenda Buriti, localizada no km 63 da BR 050.

Capacitação

Nas edições anteriores do curso, mais de 150 pessoas puderam conhecer de perto o sistema. De acordo com Mayer Andrade Santos, engenheiro agrônomo do município e responsável pelo projeto, o objetivo é alcançar cada vez mais gente. “É um sistema simples, de fácil aplicação e que pode ser utilizado tanto para consumo próprio ou com fins de comercialização”, destacou.

A aquaponia consiste em um sistema caseiro que alia técnicas de aquicultura (produção de peixes) com hidroponia (cultivo de plantas na água), onde toda a água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso.