Secom/UFU

Gustavo e Amanda superaram mais de 100 concorrentes de todo o país no processo de seleção. (Fotos: Arquivo pessoal)

A cidade de Boston, capital de Massachusetts, sediou entre os dias 5 e 7 de abril a V Brazil Conference at Harvard & MIT. O evento é organizado pela comunidade brasileira de estudantes naquela região dos Estados Unidos e tem como objetivo promover um espaço plural para o debate entre líderes e representantes da diversidade nacional e internacional sobre os mais variados temas envolvendo o maior país da América do Sul, tanto em relação ao passado, quanto ao presente e, sobretudo, nas perspectivas para o futuro.
Entre os participantes da edição deste ano, estavam dois estudantes de Jornalismo de instituições mineiras: Amanda Souza Xavier de Lira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Gustavo Henrique de Souza Medrado, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Competindo com mais de 100 pessoas de 20 estados, eles foram os vencedores da primeira edição do Programa de Documentaristas da Brazil Conference e receberam a missão de criar um material de legado para a conferência, a ser disponibilizado ao público.
Cursando atualmente o oitavo e último período do curso, Amanda Lira está com 21 anos e foi a candidata selecionada na categoria “Comunicação”. Em uma postagem feita em seu perfil no Facebook no dia 1º de abril, momentos antes do embarque para os Estados Unidos, ela destacou que cobrir a “Davos Brasileira” era uma vitória não apenas sua, mas de várias pessoas: seus pais, a avó, a família, os professores e amigos.
Medrado, de 22 anos, foi o ganhador da categoria “Audiovisual” e hoje agradece aos céus pelos graves problemas que teve que enfrentar em 2018 e acabaram possibilitando esta experiência. “Deveria ter me formado no ano passado, mas adoeci, fiquei um bom tempo sem conseguir andar normalmente e precisei trancar um semestre do curso, de modo que vou terminá-lo no fim de 2019. Quando isso aconteceu, fiquei extremamente abalado, tanto física quanto emocionalmente, porém foi exatamente isso que me permitiu participar desse maravilhoso programa, que é voltado apenas a acadêmicos de graduação.”