Nova parceria com Sindicato Rural de Uberlândia acontece em prol dos produtores

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Mais uma vez, a Prefeitura de Uberlândia marcará presença na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), com inúmeras ações de incentivo ao empreendedorismo rural. Entre os dias 26 e 29 de março, a gestão municipal repetirá a parceria com o Sindicato Rural com o objetivo de proporcionar ao produtor um espaço de fomento às suas atividades. As atrações são conduzidas pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

Para este ano, a programação (que segue em fase final de elaboração) vai seguir novamente os pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, lançado pelo prefeito Odelmo Leão em 2017. São eles: gastronomia, piscicultura, avicultura caipira, turismo rural, agroindústria de pequeno porte e a agroecologia.

A secretária à frente da pasta, Walkiria Naves, explica que, para este ano, o planejamento dará destaque especial aos eixos de gastronomia e piscicultura. “Levaremos bons palestrantes e equipamentos na área de criação de peixes. Na gastronomia, a cada dia que passa, estamos transformando nossa culinária local em gastronomia fina. Nossos produtos e produtores estão melhores a cada dia, graças ao treinamento, capacitação e vontade de aproveitarem essas oportunidades que o nosso programa oferece”, detalhou.

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Milhares de pessoas

A expectativa é repetir o sucesso do trabalho executado em 2018. Na oportunidade, a gastronomia foi um dos pilares responsáveis por atrair milhares de pessoas para o estande da Prefeitura. Foi realizado, por exemplo, o Primeiro Encontro de Produtores de Queijo Artesanal da Região do Triângulo, além de palestras para trocas de experiências. O frango caipira também teve destaque com a instalação de um protótipo de criatório das aves e informações sobre condições sanitárias esperadas para a estrutura de criação.

Durante a feira, foi montado um Espaço Gastronômico Rural. Pessoas ligadas ao setor – especialmente donos de restaurantes, produtores e chefes de cozinha – participaram de treinamentos com um chefe italiano. A valorização de pratos tipicamente uberlandenses também foi buscada, por meio do evento culinário Faca e Fogo.

Novo Agro

Lançado em novembro de 2017, o programa Novo Agro – conduzido pelas secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação – garantiu ao prefeito Odelmo Leão o prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor no fim do ano passado.

As oportunidades oferecidas aos produtores acontecem por meio do acompanhamento realizado em todas as etapas de sua atuação, desde a escolha do que produzir, produção propriamente dita, técnicas, tecnologias e comercialização.