Foto: Marco Crepaldi – SECOM/PMU

Com o propósito de tornar Uberlândia mais arborizada e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura destina gratuitamente mudas de árvores nativas, ornamentais e de pequeno e médio porte para o plantio urbano e rural. Apenas no mês de janeiro, foram mais de 3.036 doações para áreas urbanas e rurais.
Durante todo o ano de 2018, o trabalho distribuiu 33.204 novas mudas na cidade. Destas, cinco mil foram plantadas pelas próprias equipes do Horto Municipal. A meta para 2019 é superar esta marca, ao plantar seis mil exemplares.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. O secretário da pasta, João Batista Ferreira Junior, considera os números positivos e destaca o projeto como um dos principais responsáveis pela manutenção e conservação das áreas verdes da cidade.
“O Horto desenvolve um trabalho fundamental em tornar a cidade mais verde e arborizada, melhorando a qualidade de vida da população. O resultado desta atuação é satisfatório. Cabe destacar que o Horto Municipal está produzindo várias mudas frutíferas que serão plantadas em praças e demais áreas públicas. Com isso, além da fruta que nascerá, o ambiente ficará ainda mais agradável com a presença dos pássaros”, adiantou.

Flora com diversidade

No Horto Municipal, são cultivadas espécies de mudas ornamentais, destinadas ao embelezamento e harmonização em espaços públicos, escolas, praças e canteiros. Também são produzidas mudas de pequeno e grande porte (doadas à população para plantio em calçadas e quintais), além de mudas de árvores nativas utilizadas no paisagismo urbano e na recuperação de áreas degradadas, sem contar os vegetais para plantio na área rural em período chuvoso.