Nova concorrência pública aberta pela Prefeitura para terrenos do loteamento público empresarial teve início em abril; classificação das nove empresas foi publicada no DOM desta terça-feira (7)

Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Idealizado pela Prefeitura de Uberlândia para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação local, o Polo Tecnológico Sul acaba de entrar em nova fase da atual licitação de lotes. No Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (7), foi publicada a classificação das nove empresas que se habilitaram na concorrência pública nº 797/2023, iniciada em abril. Ao todo, foram habilitadas propostas para a aquisição de 10 lotes. As próximas etapas são: prazo recursal, homologação e adjudicação. (Clique aqui para acompanhar)
Entre os participantes, oito empreendimentos são de Uberlândia e um de São Paulo (SP)- todos com propostas para terrenos voltados a empresas de base tecnológica. A Land Bank Gestão de Propriedade Imobiliária Ltda obteve a aprovação para seguir com a compra de dois lotes. As demais empresas (PS Administração Ltda, FTB Gestão de Negócios Ltda, Sonner Empreendimentos Ltda, Nuh! Digital Ltda, Soares Codenato Consultoria em Tecnologia Ltda, Techolding Participações Ltda, GGP Holding Participações Imobiliárias Ltda e La Barca Empreendimentos Ltda) continuam no processo com um lote cada.
O atual edital é o terceiro realizado pela Prefeitura de Uberlândia e ofereceu como incentivo os subsídios de 40% (do valor de avaliação dos imóveis voltados para a instalação de empresas de base tecnológica) e de 20% (da avaliação daqueles com finalidade mista, atendendo tanto empresas de base tecnológica quanto atividades de suporte, como alimentação e saúde). Concluso o processo licitatório, as empresas vencedoras terão que garantir a destinação pelo prazo de 30 anos e os investimentos nos lotes deverão ter início em até seis meses após a lavratura da escritura, entre outras obrigações.
Polo Tecnológico Sul
O Polo Tecnológico Sul fica no bairro Gávea e já conta com sete lotes vendidos por meio dos editais anteriores. Planejada pela gestão do prefeito Odelmo Leão e formalizada dentro do programa “Inova Uberlândia”, a estrutura é conduzida pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e possui 152.845 metros quadrados (m²) com 32 lotes ao todo.
Os investidores encontram no espaço vias asfaltadas, calçadas, estacionamentos, ciclovia, sistema de drenagem pluvial, depósito de resíduos, guarita e uma área de recreação de 26,7 mil m² (com teatro de arena, mirante, paisagismo, entre outros). O Polo Tecnológico também conta com sistema de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica, com postes de lâmpadas de LED e de energia solar, além de transformadores com capacidade para abastecer o equivalente ao consumo de 100 residências de tamanho médio. Na parte de saneamento, há, ainda, uma estação elevatória de esgoto, poços de visita (PVs) e 1,8 mil metros de rede de água.