Paulo Panossian*

Jair Bolsonaro, certamente não sonhava com esse início ruim de governo! E, infelizmente, acaba de acumular mais um caso de falta de sintonia ou de egos elevados entre seus integrantes, quando o Alex Carneiro, presidente da Agência Brasileira de Exportação e Investimentos (Apex) é forçado a deixar o cargo. E fez questão de provar a deputados do PSL, partido do governo, que não pediu demissão, diferente do anunciado pelo inapto e prolixo Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O que gera nova crise no Planalto! E, em consequência pode até derrubar o ministro Ernesto Araújo, como se especula… Na verdade, e não era essa a expectativa da nossa sociedade! Já que, são 10 dias para se esquecer, tal o acumulo incomum de equívocos e vaidades ocorridos, para um início de governo! Nesse sentido, urge que o próprio presidente, que, também promoveu parte desta “bateção de cabeça” coloque e urgente, de forma sensata e competente, ordem na mal iniciada gestão. Caso contrário custará caro ao País…

INFLAÇÃO LEGADO DE TEMER

Coroando o fim do mandato tampão do ex-presidente Michel Temer, uma ótima notícia do IBGE, a inflação de 2018, fechou bem comportada em 3,75%!  Abaixo do teto da meta de 4,5%, e um pouco acima do índice inflacionário de 2017, de 2,95%.  E a projeção do relatório Focus, do BC, desta semana, indica para 2019, uma inflação de 4,01%. Esse excelente resultado inflacionário, do ano passado, certamente, ajudou a não deteriorar o já surrado orçamento das famílias de baixa renda e classe média! Que, com pequenas variações dos preços dos produtos básicos nos supermercados a dona de casa consumiu melhor e sem muitas surpresas!  Resultado esse, reflexo da competente equipe econômica formada por Temer, que com boa dose de transparência acalmou o mercado, e conseguiu tirar o País, da pior recessão da historia, trazendo de volta o crescimento do PIB, e recuperação mesmo que insuficiente dos empregos, etc.!  Oxalá, não se perca de vista nesta gestão de Jair Bolsonaro, a mesma prudência e eficiência do governo anterior, na condução dos destinos da nossa economia…

PT SÓ ENVERGONHA A NAÇÃO

Se o Jair Bolsonaro, teve a sorte de o lulopetismo boicotar não participando da sua posse, novamente o corrupto PT envergonha a Nação, quando a investigada na Lava Jato, e hoje deputada Gleisi Hoffmann, decide assistir a posse do carrasco, desumano e totalitário presidente da Venezuela, Nícolas Maduro! País esse que o seu povo está sem liberdade de expressão e de imprensa! Sem medicamentos e atendimento hospitalar, sem produtos de primeira necessidade nos supermercados, e nível de violência urbana e corrupção a colocar o Brasil no chinelo… Situação caótica e calamitosa essa da Venezuela, que, se não fosse o salvador impeachment da Dilma, o nosso País, hoje, estaria no mesmo caminho…

*Jornalista – paulopanossian@hotmail.com