Ivan Santos*

João Batista de Oliveira, consultor empresarial, educacional, professor universitário, advogado, presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais da OAB-SP, jornalista, presidente da API – Associação Paulista de Imprensa (2006-2009) e titular da Cadeira 38 da Academia Cristã de Letras, ensina algumas dicas a quem quiser escrever um texto moderno para divulgar opinião ou ideia em um veículo de comunicação impressa. Por exemplo: 1. “Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida! 2. Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev. 3- Remember: estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice! Ok? 4- Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão o estar lendo! 5- Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu! 6- Jamais abuse de citações “porque quem anda pela cabeça dos outros é piolho”. E “Todo aquele que cita os outros não tem ideias próprias”! Nas preciosas recomendações, o professor ensina aos principiantes na arte de escrever esta preciosa ironia: “Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classicizantes, pinçadas em alfarrábios de priscas eras e eivadas de preciosismos anacrônicos e esdrúxulos, inconciliáveis com o escopo colimado por qualquer escriba ou amanuense”. E mais estas recomendações valiosíssimas: “Lembre-se: o uso de parêntese (ainda que pareça ser necessário) prejudica a compreensão do texto (acaba truncando seu sentido) e (quase sempre) alonga desnecessariamente a frase. Frases lacônicas, com apenas uma palavra? Nunca! Mas nunca mesmo, principalmente em textos informativos que precisam de clareza”. Para completar: “Nunca use redundâncias, pleonasmos ou tautologias; isto significa que sua redação não precisa dizer a mesma coisa de formas diferentes, ou seja, não deve repetir o mesmo argumento mais de uma vez no mesmo parágrafo ou texto. Isso quer dizer, em outras palavras, que não se deve repetir a ideia que já foi transmitida, por palavras iguais ou semelhantes”.

*Jornalista