Valter de Paula – Secom/PMU

Em cerimônia realizada no auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) nesta terça-feira (16), foi aberta oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)/ Uberlândia 2018. Até a próxima terça-feira (23), diversas atividades serão desenvolvidas em torno do tema “Ciência para a redução das desigualdades”, elaborado com base no décimo objetivo da Agenda 2030* das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Na cidade, a iniciativa é encabeçada pela Prefeitura Municipal, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O vice-prefeito e diretor do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, esteve na solenidade representando o prefeito Odelmo Leão. Ele fez questão de ressaltar a importância das crianças para o futuro do país.

“Durante os próximos dias, teremos feiras de ciência em diversos locais do município. É nesse momento que muitos alunos despertam para aquilo que gostam e que têm vocação. Tenho a máxima certeza de que promover ações assim entre nossas crianças, adolescentes e jovens é um passo importante para construirmos um mundo ainda melhor”, afirmou.

Importância da Semana

Idealizada para fomentar interações sociais e culturais, a SNCT tem foco na formação de cidadãos cada vez mais emancipados e conscientes. Além disso, traz ainda o objetivo é divulgar e fazer com que o conhecimento seja popularizado para os mais variados públicos, aproximando-os do saber científico.

“Com os avanços científicos e tecnológicos, é importante promover ações para deixar o público jovem inteirado sobre essas inovações. Principalmente quando se leva em consideração que são as crianças de agora que serão responsáveis pelo nosso planeta no futuro”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dílson Dalpiaz

Referente à educação, a secretária municipal Célia Tavares vê como fundamental trabalhar o tema da desigualdade nas escolas da rede municipal. “Precisamos debater sobre essa questão, informar nossos alunos e despertar essa consciência em todos eles. É por meio da educação, de uma boa formação, que muitas vezes boas oportunidades batem na nossa porta. Estar preparado para elas pode ser a chave do sucesso de cada um”, disse.