José Carlos Nunes Barreto*

“Lei do poder número 2 de Robert Greene &Joost Elffers: “Cautela com os amigos – eles o trairão mais rapidamente, pois são , com mais facilidade, levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas, contrate um ex- inimigo e ele será mais fiel do que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais o que temer, por parte dos amigos, do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê- los.”
Alguém já disse que, debaixo de algumas lideranças nada cresce- fazendo alusão àquelas árvores sob cujas copas não nascem sequer grama, que dirá outras espécies.
Pois é…Uberlândia, a segunda cidade de Minas, ficou sem representante na câmara, após surda luta entre o prefeito , batizado Leão, e ator que age politicamente como tal, lançar sua esposa para deputada federal, para monopolizar o poder regional, em detrimento de bons parlamentares já estabelecidos, e que heroicamente traziam recursos para a cidade e seu entorno metropolitano.
Muitos perderam feio, e alguns ficaram como suplentes porque lhes faltaram poucos votos, já que a candidata leonina drenou votos de todos participantes, e não foram poucos, cerca de 65000 votos, que todavia não a fizeram lograr ser eleita, sequer com uma suplência viável – ganhou a quarta.
O egoísmo e a falta de grandeza na política, gera monstrengas situações como essas. E alguém que se autodenomina líder, não pode se dar ao luxo de errar aí, nas alianças regionais quebradas, e em traições políticas mal explicadas. Vai ter ainda muita treta política, infelizmente, em detrimento da população. Mas nada se compara à falta de visão política de Odelmo Leão, que, ao jogar xadrez de olhos vendados, moveu sua dama, e matou a representação política de toda região.
A cidade não merecia tamanha mancada política, e sem mea culpa!

*Pós- doutor e Sócio- diretor da DEBATEF Consultoria