Valter de Paula – Secom/PMU

Depois de iniciar nesta terça-feira (9) mais uma etapa dos trabalhos de revitalização de parques lineares, a Prefeitura de Uberlândia intensifica ainda mais as ações de limpeza,arborização e reflorestamento em diferentes pontos da cidade. Somente no Parque Linear Bons Olhos, cerca de 100 mudas nativas foram plantadas esta semana pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

O intuito é que o espaço, situado nas proximidades da rua dos Acantos, no bairro Cidade Jardim, ganhe 500 novas mudas até o fim deste ciclo de trabalhos. O objetivo, segundo o diretor de parques e biodiversidade do Município, Tarcísio de Sousa Medeiros, é contribuir com a recomposição florestal dos parques e áreas que margeiam os córregos.

“Estamos aproveitando o período chuvoso para realizar o plantio em todos os parques. É importante ressaltar também que, assim como no primeiro ciclo, contamos sempre com o apoio da população na manutenção de todas essas áreas. Ações simples nos ajudam a deixar os parques e córregos sempre limpos, longe da sujeira, da poluição e dos prejuízos à natureza”, disse.

Preservação ambiental

A primeira etapa dos trabalhos de revitalização dos parques lineares foi iniciada em maio deste ano, com a realização de diversos tipos de serviços, como retirada de lixo, entulhos e massa verde, além de roçagem, recolhimento de folhas e galhos secos e remoção de bambus e espécies invasoras. No total, foram contemplados oito locais, incluindo os Córregos do Carvão, Liso, Lagoinha, Santa Luzia, Mogi, Bons Olhos e do Óleo, assim como o Parque Linear do Rio Uberabinha. Todos os trabalhos são desenvolvidos mediante o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).